Quinta-feira, Novembro 21

Segundo o ECO, o Green Rail Pass entrou em vigor há um mês, tendo sido vendidos 30 mil bilhetes.

Segundo o ECO, o Ministério das Infraestruturas informou hoje que desde que o Green Rail Pass entrou em vigor, há um mês, foram vendidos 30 mil bilhetes. Destacaram ainda a dedicação dos trabalhadores da CP e a preparação da transportadora para os desafios da alta velocidade.

“Trinta mil passes vendidos no primeiro mês representam o sucesso e o forte apoio a esta medida revolucionária, que visa trazer mais pessoas para o comboio, tornar a mobilidade acessível a todos e promover a coesão territorial”, afirmou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em uma declaração.

O Passe Ferroviário Verde entrou em vigor a 21 de outubro de 2024, com um custo de 20 euros mensais, permitindo viajar em todos os comboios da CP, exceto nos Alfa Pendular e nos comboios urbanos já abrangidos por passes intermodais.

Para o ministério liderado por Miguel Pinto Luz, o sucesso desta medida “só foi possível graças ao profissionalismo, dedicação e empenho dos trabalhadores da CP — Comboios de Portugal”.

“A CP é uma empresa com 168 anos, pronta para enfrentar os desafios do futuro. Uma empresa com profissionais empenhados, preparada para entrar no mercado de alta velocidade em Portugal e que desempenha um papel fundamental na criação de um país mais coeso, próspero e sustentável”, destacou o ministro.

O governador garantiu ainda que o Governo está “empenhado em investir na ferrovia”.

O lançamento dos primeiros concursos para aquisição de material circulante de alta velocidade para a CP está previsto para janeiro. Em audição na Assembleia da República, no dia 7 de Novembro, Miguel Pinto Luz disse que a empresa de transportes ferroviários já submeteu ao Executivo o seu plano de negócios, que inclui planos para comboios de alta velocidade e está a ser analisado, sem dar uma definição específica. número de trens a serem adquiridos.

Mas garantiu, como também foi publicamente afirmado pela CP, que a transportadora ferroviária “não pretende ser monopolista” em termos de quota de mercado de alta velocidade.

Sobre se a compensação anual de 18,9 milhões de euros prevista para a CP, pela perda de receitas do passe verde é suficiente, o ministro acrescentou que “devido à procura do passe verde, serão necessários menos do que esses 18,9 milhões de euros”. ”.

Miguel Pinto Luz sublinhou que o estudo para compensação foi feito pela CP e garantiu que a empresa não será penalizada com a entrada em vigor do passe de 20 euros.

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