Domingo, Outubro 13

O apelo acontece depois de 5 capacetes azuis terem ficado feridos em ataques israelitas. Do outro lado, os ataques de rockets por parte do Hezbollah continuam a partir do Líbano com a cúpula de ferro mantendo-se decisiva para os israelitas.

Na última semana, os ataques israelitas deixaram feridos vários soldados das Nações Unidos. Pertencem à missão da ONU e estão colocados no Líbano junto à fronteira com Israel. 

Vários países, e até o Papa, deixaram duras críticas a Israel que tem pedido para que os capacetes azuis saiam dali. Agora, o apelo feito por Netanyahu ao secretário-geral da ONU, o mesmo que é para Israel uma “persona no grata”. 

“Senhor secretário-geral, leve as forças da UNIFIL para um local seguro. Isto deve ser feito imediatamente”, disse Benjamin Netanyahu, ministro de Israel 

“Peço que sejam respeitadas as forças de paz das Nações Unidas”, apelou Papa Francisco 

As sirenes tocam em Haifa, a maior cidade israelita junto à fronteira com o Líbano. Por cada rocket que é disparado pelo Hezbollah, há um míssil à sua procura desde um sistema a que os israelitas chamam Cúpula de Ferro. 

A cúpula de ferro é um dos sistema de defesa antiaérea mais sofisticado do planeta desenvolvido pelos israelitas, com a ajuda norte-americana, há 13 anos, gaba-se de ter intercetado mais de 5000 rockets e ter uma taxa de sucesso na ordem dos 90%. É acima de tudo eficaz e mais barato que a concorrência.

Os rockets são ainda hoje a forma preferida dos grupos armados quer no Líbano, quer em Gaza para atacar Israel. As tropas de Telavive iniciaram uma nova ofensiva em Jabalia para impedir o Hamas de se reorganizar.

Os palestinianos garantem que morreram 150 pessoas em apenas uma semana, neste novo ataque israelita. Perto de 30 num bombardeamento este sábado

Compartilhar
Exit mobile version