A presidente da APAA, Jenny Clarke, sorri. “Nossa, todos nós amamos isso, de uma forma ou de outra, quer nos escondamos o tempo todo e gostemos de relaxar, ou de sair por aí!” É claro que os humanos têm aquela resiliência que dura um período de festa. A Associação para a Protecção dos Animais do Algarve sabe muito bem que os animais doentes no Natal podem ser atribuídos ao excesso de indulgência no capricho festivo de partilha dos proprietários. “Alimentar nossos amigos peludos com comida de festa projetada para humanos não é muito sábio.”
Na verdade, há algumas dúvidas se a comida humana de Natal deveria conter uma advertência de saúde. “Um pequeno peru e talvez um pouco de recheio seja bom para dar ao seu animal de estimação, mas não montes dessa coisa.” Nada de pudins de conhaque de cereja e tortas de carne moída. Salsichas enroladas em bacon. Talvez adequado para um rei, mas não para nossos amigos caninos ou felinos. O outro problema é, obviamente, o inevitável acidente com árvores de Natal, decorações e presentes. “Eles são, claro, a razão de viver dos animais de estimação, luzes piscantes e brilhantes, comprimentos de enfeites cintilantes.” Os gatos, especialmente, são curiosos, mas alguns caninos serão levados a se esconder debaixo da cama na hora de puxar o biscoito. “Devemos ter certeza de que nossos animais de estimação sejam bem cuidados neste momento. Os hóspedes podem distribuir chocolate furtivo ou guloseimas de carne que não sejam destinadas ao consumo animal. Seja cruel para ser gentil. Perdão? “Basta perguntar aos seus convidados, por favor, não alimentem seus animais de estimação.” Amendoim na gaiola não é agradável em nenhum momento, a não ser que você seja um papagaio ou um macaco.
Lembrando, que o ser humano é suscetível à solidão. Confira seus vizinhos e, na verdade, amigos. “Sempre pensamos que todo mundo está dando uma festa ou sendo convidado para algum lugar para o Natal, nem sempre é assim.” Não custa nada convidar alguém para tomar uma bebida ou ficar para comer alguma coisa. O Natal não é apenas um evento religioso. Hoje em dia é um momento de reunir famílias e amigos para um reencontro alegre, reunindo-nos num momento em que precisamos de nos expressar. Não se esqueça que se estiver ausente, os animais de estimação são bem cuidados por uma pessoa responsável. Instruções adequadas de alimentação e exercícios enquanto você estiver fora.
Se, por algum motivo, alguém decidir lhe dar um animal de estimação como presente de Natal, certifique-se de que ele seja bem cuidado durante os primeiros dias em um novo ambiente. Talvez seja um animal abandonado que foi largado na sua porta. Um cobertor quente em um canto tranquilo, um recipiente sensato com água e um prato com comida sensata. Obrigado.
Contacto: info.apaaportugal@gmail.com