Domingo, Outubro 27

Um automóvel pode durar mais ou menos anos, e tudo pode ter a ver com a forma como cuida dele. Mais do que a qualidade da construção, importa ter alguns cuidados e adotar vários comportamentos e… evitar outros tantos.

 

Se quer prolongar a vida do seu automóvel, evite estes cinco comportamentos.

Deixar o pé pousado em cima do pedal da embraiagem – Se o fizer, a sua embraiagem irá desgastar-se muito mais rápido do que aquilo que é suposto. Coloque o pé a fundo para trocar de relação e retire-o assim que a mudança estiver engrenada.

Deixar o combustível vezes demais na reserva – Isto faz com que aumente o esforço da bomba de combustível e que os resíduos que ficam no fundo do depósito sejam puxados para o circuito de combustível. Resultado? Pode ficar com os injetores obstruídos e com o filtro do combustível entupido.

Não desacelerar nas lombas e buracos – Parece algo sem grande impacto no veículo, embora tenha. Os triângulos, os apoios do motor e outros componentes da suspensão e podem ter uma vida muito menos longa se optar por uma condução agressiva.

Não respeitar o tempo ou a quilometragem das revisões – 6 meses, 12 meses ou 10 mil ou 20 mil quilómetros. Seja qual for a medida em que o seu mecânico lhe aconselhe a revisão, cumpra-a sempre. Óleos e filtros têm uma determinada validade e caso os tenha há tempo ou há quilómetros demais, podem deixar de fazer a respetiva função no seu automóvel.

Levar o carro a altas rotações para o aquecer – Se o motor do seu veículo não estiver quente o suficiente, ele não estará preparado para assumir altas rotações. Se o fizer, este comportamento poderá ter implicações na lubrificação de todos os componentes. Deixe o motor ganhar temperatura de forma natural.

Compartilhar
Exit mobile version