Em comunicado, a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP) revelou que os museus, monumentos e palácios sob a sua tutela estarão encerrados nestas duas vésperas de feriado, bem como nos feriados de 25 de dezembro e 1 de janeiro.
“Os bilhetes que foram adquiridos para estes dias podem ser trocados por outra data ou reembolsados na totalidade, bastando efetuar o pedido e enviar o bilhete não utilizado” através do formulário disponível no site da empresa.
Dias antes, o Instituto do Património Cultural público já tinha anunciado que os seus serviços, incluindo os sítios e monumentos que gere, também estariam encerrados nesses dias.
A MMP gere 37 museus e monumentos, desde o Castelo de Guimarães e a Fortaleza de Sagres aos palácios nacionais da Ajuda e de Mafra, bem como museus nacionais, entre outros espaços.
O Património Cultural é responsável por múltiplas igrejas e conventos, desde Freixo de Espada até Cinta à Vidigueira, e sítios como as ruínas de Milreu, em Faro.
No dia 11 de dezembro, o Governo anunciou que concedeu férias facultativas nos dias 24 e 31 de dezembro aos funcionários que exercem funções públicas no Estado.