O magnata da Tesla, SpaceX e rede social X, que foi um dos principais apoiantes de Donald Trump, é também um grande defensor das políticas adotadas por Giorgia Meloni.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse na quinta-feira que falou com o homem mais rico do mundo, Elon Musk, depois de Donald Trump ter ganho as eleições presidenciais nos EUA.
Meloni, que também lidera o partido Irmãos de Itália (FdI, na sigla em Italiano), de extrema-direita, adiantou, a propósito, na rede social X, que está “convencida de que o seu compromisso e a sua visão podem ser um ativo importante para os EUA e a Itália, com um espírito de colaboração orientado para os desafios futuros”.
Por várias vezes, Musk tem defendido as políticas de Meloni que visam combater as chegadas de imigrantes sem documentos a Itália e os seus esforços para inverter o declínio da taxa de natalidade.
Em 2023, Meloni e Musk tiveram uma reunião no gabinete daquela em junho e participaram no festival político do FdI, em Atreju, em dezembro.
Já este ano, em setembro, Musk e Meloni apresentaram em Nova Iorque o ‘Global Citizen Award 2024’ do centro de reflexão Atlantic Council, baseado em Washington, com aquele a elogiar a italiana como “alguém que é ainda mais bonita por dento do que fora”.
Musk disse também que Meloni tem tido “um desempenho incrível” como chefe do governo, com “crescimento e empregos recordes”.
Durante uma cerimónia, em Manhattan, disse ainda de Meloni que “é autêntica, honesta e verdadeira”.