Segunda-feira, Julho 1

A greve na CP decorria até 14 de julho, mas foi suspensa após um acordo para aumentos salariais que beneficia todos os trabalhadores da empresa, anunciou o Governo.

Os maquinistas da CP suspenderam a greve que decorria até 14 de julho depois de terem chegado a acordo para aumentos salariais.

As negociações entre a CP e o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), mediadas pela secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, permitiram “chegar a um acordo sobre várias matérias laborais, nomeadamente aumentos dos salários e do subsídio de refeição, beneficiando todos os trabalhadores da empresa”.

Já a CP salientou, em comunicado, que as partes chegaram “a um acordo quanto ao regulamento de carreiras”, sublinhando que o SMAQ se comprometeu a terminar com a greve com efeitos imediatos.

“O acordo agora alcançado é extensível a todas as categorias profissionais da CP, garantindo que todas as áreas da empresa beneficiem das melhorias acordadas. Gostaríamos de expressar o nosso agradecimento ao SMAQ pela postura de diálogo e entendimento demonstrada ao longo das negociações. A cooperação e a abertura ao diálogo foram fundamentais para alcançar este consenso, que promove o bem-estar dos trabalhadores e a eficiência da CP”, destacou ainda a empresa.

Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, congratulou-se “com o entendimento alcançado e com o levantamento da greve anunciada pelo SMAQ”, de acordo com o comunicado do seu ministério.

Miguel Pinto Luz reiterou ainda “a sua postura de continuidade para o diálogo com os sindicatos do setor”.

Com LUSA

Compartilhar
Exit mobile version