A Mafra está focada na reabilitação da habitação para aumentar o fornecimento de casas em quase duzentos, com a maioria em construção, revelou o prefeito, Hugo Luís.
“Temos 17 pedidos de 279 unidades habitacionais sociais aprovadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (RRP), das quais 99 são reabilitação, correspondentes ao financiamento de 41,6 milhões de euros para um investimento total de 42,2 milhões de euros”, disse ele, citado pela LUSA.
Segundo o prefeito, o Conselho da Cidade aprovou a concessão de um contrato, no valor de 4,6 milhões de euros, para a construção de 24 unidades de habitação social em Rua de São Domingos e Rua da Bella Vista, em Encnarnação. Hugo Luís disse que o projeto está programado para começar em abril, com um período de conclusão de 13 meses.
No próximo mês, a autoridade local também iniciará trabalhos de construção em 52 unidades habitacionais na Rua do Mato da Cruz, em Ericeira, um contrato que foi aprovado pelo executivo municipal há duas semanas por 7,4 milhões de euros. O projeto, que tem um período de conclusão de 14 meses, foi apresentado em outubro por 8,8 milhões de euros.
Em 2024, o Conselho da Cidade de Mafra revisou sua estratégia de habitação local e aumentou o investimento para 61,7 milhões de euros para lidar com o aumento dos preços dos imóveis. O plano visa apoiar 390 famílias, criando um número igual de unidades habitacionais sociais.
De acordo com o documento, os serviços de ação social do município registraram 285 pedidos de habitação elegíveis para acesso ao apoio do programa nacional de 1º Direito.
Das 285 famílias, 167 vivem em condições precárias, 80 vivem em moradias insalubres e inseguras, 19 em moradias inadequadas e outros 19 em moradias superlotadas.