Domingo, Novembro 24

A inauguração da iluminação de Natal de Lisboa será assinalada no Terreiro do Paço, juntamente com a árvore de Natal às 18h30, seguida de um espetáculo de luzes e sons e de um concerto da cantora Áurea, que cantará músicas de filmes de Natal, bem como indicou o município de Lisboa.

Em 2023, as luzes de Natal de Lisboa foram inauguradas no dia 30 de novembro, uma semana depois do previsto para este ano.

Em resposta à agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) disse que o investimento em iluminação de Natal para este ano é de 749.500 euros, o mesmo valor que foi disponibilizado em 2023, no âmbito de um protocolo entre o município e o Sindicato dos Comerciantes e Associações de Serviços (UACS).

“De salientar as medidas que têm sido adotadas para redução de consumos e eficiência energética: Lisboa será iluminada com 1.987.125 luminárias de baixo consumo, com recurso à tecnologia LED, o que permitirá uma poupança energética de cerca de 80% face às lâmpadas incandescentes tradicionais”, disse. o município.

No âmbito do protocolo com a UACS, a área urbana a iluminar também será a mesma do ano anterior, estando previstas luzes de Natal em 45 locais, entre praças, ruas e avenidas da cidade.

«Ao todo serão instaladas cerca de 1.000 estruturas luminosas, compostas por cerca de 5.700 peças decorativas», informou a câmara.

Além da preocupação com a poupança energética, a CML destacou que na iluminação de Natal deste ano “serão utilizados materiais mais sustentáveis, como plásticos biodegradáveis ​​e recicláveis, minimizando assim a geração de resíduos”.

“As instalações serão recicladas no final da sua vida útil, contribuindo para uma economia circular e para a redução do impacto ambiental associado à produção e eliminação”, sublinhou a autarquia.

Segundo a autarquia, o horário das luzes de Natal é das 17h30 às 24h00 aos domingos, segundas, terças, quartas e quintas-feiras; das 17h30 à 01h00 às sextas e sábados; e das 17h30 às 02h00 no dia de Natal e na véspera de Ano Novo.

Compartilhar
Exit mobile version