O município do Algarve foi “reconhecido por seu compromisso com a implementação de políticas e ações que promovam o turismo equilibrado, sustentável e responsável, com base nos princípios estabelecidos nos ODS, as Nações Unidas sustentáveis, sejam objetivos de desenvolvimento, ambiental, cultural ou socioeconômico”, como mencionado em uma declaração pelo Conselho da Cidade de Loulé.
“A concessão do certificado é baseada na auditoria de um conjunto de critérios nas áreas de gerenciamento de destino, natureza e paisagens, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem -estar social, negócios e comunicação”.
O prêmio trará Loulé um lugar “em uma rede internacional e acesso às boas práticas de outros destinos com o mesmo rótulo”. Também haverá acesso a ferramentas criadas por “destinos verdes”, permitindo a avaliação de “vários aspectos do desempenho da sustentabilidade”.
Os “milhões de turistas” que visitam o município de Loulé “todos os anos” terão uma “garantia de que estão em um território que se destaca em boas práticas de sustentabilidade”, possivelmente atraindo ainda mais turistas.
De acordo com a prefeitura, “Loulé tem sido um município pioneiro no país quando se trata de sustentabilidade”. Sendo o primeiro município em Portugal a aprovar um plano de ação climática municipal.