Domingo, Outubro 6

Minhotos perderam 3-0 na Grécia, portistas empataram 3-3 contra um Man. United reduzido a dez. Ambas as equipas “devem estar a passar por alguma desilusão que também deixa marcas” e vão querer mostrar outra face no Dragão

O FC Porto-SC Braga é o grande jogo da jornada. O segundo e quinto classificados medem forças no Estádio do Dragão, depois de uma jornada europeia atribulada que deixou mazelas psicológicas.

Os minhotos vêm de uma derrota pesada por 3-0 com os gregos do Olympiacos, num jogo de sentido único. Já o FC Porto conseguiu empatar frente ao Man. United por 3-3, depois de ter estado a perder por 2-0, mas, ainda assim, o jogo deixou um amargo de boca depois de os dragões terem deixado escapar a vitória num canto, nos minutos finais, e numa altura em que jogavam contra dez, após expulsão de Bruno Fernandes.

Nuno Farinha não tem qualquer dúvida de que “este é o jogo grande”. “Por razões óbvias: a qualidade das equipas, ser o jogo que vai estar mais aberto e por ser o mais difícil de definir um vencedor antecipado”, explica o comentador da CNN Portugal, considerando que “é complicado antever o que vai acontecer”.

A desilusão europeia

O analista tem uma certeza sobre o que aconteceu, na quinta-feira, na 2.ª jornada da Liga Europa: “Deixa marcas”. O Braga teve “um choque de realidade”, analisa, porque “foi uma derrota pesada num jogo em que praticamente não conseguiu competir e esteve sempre por baixo dos Olympiacos”, além de os gregos terem colocado a nu algumas das debilidades defensivas da equipa de Carlos Carvalhal.

Quanto ao FC Porto-Man. United, foi o próprio Vítor Bruno a reconhecer que ia “para casa com uma dor de alma gigante” depois de a equipa ter feito “o mais difícil” – “virámos um jogo que parecia perdido, seria uma vitória épica, mas acabou por ser um empate que sabe quase a derrota”, lamentou. Nuno Farinha entende que, pela forma como o jogo terminou, os azuis e brancos “devem estar a passar por alguma desilusão que também deixa marcas”, uma vez que “as palavras do próprio Vítor Bruno não escondem as marcas que lá ficaram”.

Apesar de considerar que o FC Porto é “favorito”, o comentador recorda que a equipa de Vítor Bruno tem “oscilado entre muito bons momentos e momentos que têm deixado muitas dúvidas”, mas “vai ter de sofrer” porque o “SC Braga também está ferido, tem capacidade de dar resposta e quer dar uma resposta rápida”.

“Se estivéssemos a falar de Totobola, diria que é uma tripla”, antecipa Nuno Farinha.

Profundidade dos plantéis

Uma das diferenças que pode pender para o lado minhoto, no entendimento de Nuno Farinha, é a profundidade dos plantéis. “O SC Braga tem muitas soluções, quase à equipa grande, sobretudo a nível de equilíbrio, tem capacidade de ir ao banco, mexer em três ou quatro peças e não se alterar muito a qualidade de quem está em campo”, argumenta, referindo que com “o FC Porto é diferente, porque tem de facto alguns desequilíbrios no plantel, tem jogadores de enormíssima qualidade, mas há uma diferença muito grande entre aqueles que são os 12 ou 13 titulares e algumas das opções que o Vítor Bruno tem à disposição”.

O comentador destaca que com isto não quer dizer que o FC Porto tenha “contratado mal”, antes pelo contrário, e o exemplo disso mesmo está à vista de todos e chama-se Samu Omorodion. Também Fábio Vieira voltou a ser utilizado frente ao Man. United, após lesão, e poderá saltar diretamente para o onze titular já frente ao SC Braga.

“O FC Porto não vai perder por aí, mas a verdade é que hoje em dia fazem-se cinco substituições e Vítor Bruno quando vai para as últimas mexidas já começa a haver um défice relativamente àquilo que são os opções iniciais, portanto a profundidade do plantel do SC Braga, na minha opinião, pode dar soluções a Carlos Carvalhal que, curiosamente, numa equipa que luta por outros objetivos, como é o caso do FC Porto, Vítor Bruno não tem à disposição”, considera.

Para além disso o técnico portista não vai poder contar com os lesionados Fran Navarro (lesão desconhecida), Marcano (lesão no joelho) e Zaidu (rotura de ligamentos). Já do lado do SC Braga, João Moutinho (lesão muscular), Robson Bambu (lesão muscular), Paulo Oliveira (lesão desconhecida) e Zalazar (mialgia na coxa) estão indisponíveis.

Histórico de confrontos

Na última temporada, o FC Porto venceu o SC Braga por 2-0, no Dragão, na jornada 17. Entre os resultados com mais golos entre as duas equipas está o 4-1 da jornada 8, da época 2022/23, no Dragão.  Em termos de golos, as estatísticas tendem para o lado azul e branco, que já faturou em 366 ocasiões, enquanto o SC Braga marcou em 142.

Desde que há registo, o FC Porto perdeu 26 vezes e empatou em 30, sendo que venceu o SC Braga nos restantes 113 jogos, ou seja, 66,9% das vezes.

Compartilhar
Exit mobile version