Segunda-feira, Julho 8

Cada vez mais perto da grande final, o Euro 2024 entra numa fase absolutamente decisiva. Apenas oito seleções continuam em prova e esta sexta-feira dois candidatos ao título sairão de cena. Portugal defronta a França e na mente de todos está uma data inesquecível: 10 de julho de 2016.

Depois de uma pausa de dois dias, o Euro 2024 regressa esta sexta-feira e logo com dois duelos de ‘tubarões’, duas autênticas finais antecipadas.

Portugal-França (20:00)

Depois do apuramento dramático nos penáltis, perante a Eslovénia, Portugal enfrenta hoje o primeiro real ‘teste de fogo’ no Europeu. Pela quinta vez num jogo a eliminar de uma fase final de uma grande competição, a seleção francesa surge no caminho da “equipas das quinas”.

Foi há praticamente oito anos. 10 de julho de 2016, em pleno Stade de France, o eterno pontapé de Éder, ao minuto 109, valeu a Portugal um feito inesquecível.

Jan Kruger – UEFA

Alex Livesey

Uma vitória épica que pôs fim à ‘malapata’ perante os franceses, que, nos duelos anteriores, tinham batido a Seleção Nacional em três meias-finais, dos Europeus de 1984 (3-2 após prolongamento) e 2000 (1-2 após prolongamento) e do Mundial 2006 (0-1).

  • Onze provável de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva
  • Onze provável de França: Maignan; Koundé, Saliba, Upamecano e Hernández; Kanté, Tchouaméni e Griezmann; Dembélé, Thuram e Mbappé

Um duelo de gigantes que se vai disputar no Volksparkstadion, em Hamburgo, e será apitado pelo inglês Michael Oliver. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.

Cathrin Mueller – UEFA

Espanha-Alemanha (17:00)

Um confronto de titãs que vai acontecer pela quarta vez na história dos Europeus de futebol. O histórico é favorável a “La Roja” – duas vitórias, na fase de grupos do Euro84 (0-1) e na final do Euro2008 (0-1), contra uma dos germânicos, na fase de grupos do Euro88 (2-0).

A Espanha, que arrancou o Euro no ‘grupo da morte’ com Itália, Croácia e Albânia, é a única equipa que venceu todos os quatro jogos até aqui. Tem o segundo melhor ataque (9 golos) e uma das melhores defesa (apenas um golo sofrido) da prova. O médio Fabian Ruíz tem sido um dos destaques da competição, mas os extremos Lamine Yamal e Nico Williams têm dado que falar.

Já a anfitriã Alemanha, dona de uma estreia irrepreensível (5-1 contra a Escócia), parece ter deixado no passado as más exibições nos grandes torneios. É a equipa dos jovens Musiala, Wirtz e Havertz, mas também dos experientes Kroos, Gundogan e Neuer. Um ‘mix’ que tem dado bom resultado e muitos golos: já lá vão 10.

  • Onze provável da Espanha: Simón; Carvajal, Le Normand, Laporte e Cucurella; Fabián Ruiz, Rodri e Pedri: Lamine Yamal, Morata e Williams
  • Onze provável da Alemanha: Neuer; Kimmich, Rüdiger, Tah e Raum; Andrich e Kroos; Musiala, Gündoğan e Wirtz; Havertz

O primeiro duelo dos quartos de final realiza-se na Mercedes-Benz Arena, em Estugarda, e também terá arbitragem de um inglês, Anthony Taylor. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 17:00.

Marvin Ibo Guengoer – GES Sportf

Compartilhar
Exit mobile version