Segunda-feira, Outubro 7

Análise: Não vou dizer que foi uma entrada infeliz, foi uma entrada expectável, perante um FC Porto que jogava em casa, que queria reagir ao último resultado, e nós também. Mérito do FC Porto. Defendemos muito bem. A oportunidade mais clara da primeira parte é do Ricardo Horta, em que podíamos ter marcado. A partir daí, começámos a controlar o jogo, a circular a bola. O FC Porto sentiu muita dificuldade com a nossa circulação de bola nos últimos 15 minutos, e, num momento em que estávamos bem no jogo, numa desatenção, o FC Porto consegue, através de penálti, chegar ao intervalo, a vencer, por 1-0. É um retrato muito idêntico ao que aconteceu em Atenas. No momento em que estávamos melhor no jogo, acabámos por sofrer. A segunda parte foi completamente diferente, do Sporting de Braga. O FC Porto conseguiu ir lá à frente uma vez e fez um golo. Creio que nós tivemos dez remates à baliza, e o FC Porto teve um ou dois. Foi uma segunda parte muito bem conseguida, com oportunidades de golo. No fundo, não estamos satisfeitos com o resultado. Sofremos o segundo golo numa desatenção. Tínhamos de estar mais atentos. Temos de retificar estas pequenas coisinhas, já em Atenas tivemos de retificar. Hoje, fizemos um jogo diferente, com uma atitude de jogo fantástica, com muitos jovens. Esta malta vai-se afirmar, vai melhorar de jogo para jogo, e, com certeza, a paragem é boa e vamos reaparecer em força.

 

Desatenções em ambos os golos: Uma das valências de atletas de alta competição é a concentração. Temos de estar concentrados durante os 90 minutos para que não aconteçam erros desta monta, que, depois, se transformam em perda de pontos. São situações a trabalhar. Não cometemos os erros que cometemos no passado, cometemos erros diferentes, em situações… Sofremos cinco golos em dois jogos, e que cinco. São situações que não são fáceis de controlar por parte de um treinador, mas que são trabalháveis através do treino, para que amanhã não aconteça. De resto, a equipa esteve forte. Demos a imagem de um Sporting de Braga forte, que está aqui para animar o campeonato.

Pausa para seleções: Vamos recuperar jogadores, vamos estar mais fortes, com mais tempo para trabalhar e assimilar ideias. Tem sido um percurso muito complicado, desde que chegámos, porque temos jogos consecutivos, e, quando entramos numa espiral, há a necessidade de fazer os jogadores descansar algum tempo, porque podem entrar em fadiga e ter lesões. Felizmente, as lesões parece que acabaram. A equipa está mais adaptada à nossa forma de jogar, e este período vai ser excelente para recuperar jogadores. Não é por termos perdido o jogo que vamos dizer que esteve tudo mal. Houve imensas coisas boas. Houve detalhes que levaram a que não conseguíssemos conquistar os três pontos. Vamos reaparecer mais fortes, a olhar para cima.

Sporting de Braga a dez pontos do líder: Vínhamos de uma sequência de jogos a vencer, e, hoje, perdemos no Dragão, com a exibição que fizemos. Tenho de olhar para o que estamos a fazer, para os argumentos que temos. Jogámos olhos nos olhos contra o FC Porto, isso fez-nos concluir que vamos ter Sporting de Braga até ao final do campeonato a somar pontos. Depois da Taça de Portugal, temos Liga Europa, e estamos focados em todas as competições. As contas fazem-se no final, não é à oitava jornada. Houve equipas candidatas ao título que, agora, estão no meio da tabela. As análises não podem ser feitas assim, serão feitas mais à frente. Aí, sim, vamos falar de coisas mais consistentes.

Compartilhar
Exit mobile version