Quarta-feira, Dezembro 18

Chuvas recordes e inundações repentinas atingiram Espanha este ano e espera-se que milhares de hectares de citrinos, vegetais, vinhas e outras culturas tenham sido perdidos. A Espanha é um dos maiores exportadores de frutas e vegetais da Europa, segundo ‘The Grocer’. Dizem que são o maior exportador mundial de laranjas, fornecendo cerca de 25% das importações de frutas da Grã-Bretanha e 8% das suas importações de vegetais, incluindo produtos como alface, brócolis e tomate. Talvez este seja o momento de Portugal dar um passo à frente e preencher o vazio.

Solo úmido pode ajudar ou atrapalhar

Embora possamos estar gratos pelo facto de a maioria de nós aqui não ter chovido tanto como em Espanha, este é o momento de pensarmos em plantar vegetais. As ervas daninhas podem ter começado a aparecer novamente e, apesar de serem pequenas até agora, são muito mais fáceis de colher em solo úmido, então este pode ser um bom momento para começar a arrancá-las antes que cresçam e se tornem maiores – e mais difíceis. remover – ervas daninhas.

Pragas de jardim

Muitas pragas de jardim hibernam, migram ou deram seu último suspiro, então há menos delas para lidar – mas será que imagino que as moscas estão aumentando este ano? Não há dúvida de que o clima quente e úmido criou locais de reprodução ideais para eles, e água estagnada, solo úmido e matéria vegetal em decomposição apoiam o desenvolvimento de larvas de mosca.

Hora de plantar

Eu sei que pode parecer estranho, mas pode realmente aproveitar estes meses mais frios e húmidos em Portugal para realmente plantar vegetais, mas todas as novas plantas tenras precisam de abrigo do frio e da chuva forte – e, obviamente, da geada. Se você tiver espaço, vale a pena investir em politúneis, ou seja criativo e use tábuas ou paletes velhas com alguma cobertura de plástico forte ou ‘tecido de jardim’ leve (normalmente usado como uma barreira para manter as ervas daninhas afastadas) para proteger as plantas das condições climáticas mais adversas) grampeados ou pregados nas laterais e na parte superior, mas este último não será tão resistente quanto o plástico para proteção contra chuvas torrenciais.

Mas com qualquer um destes abrigos, deve haver ventilação, ou você corre o risco de mofo ou bolor arruinar suas colheitas, então certifique-se de que algum ar fresco possa entrar, seja através de orifícios de ventilação ou deixando espaço em algum lugar para a entrada de ar fresco.

A umidade cria umidade

Todos os abrigos colocados sobre sua planta criarão um miniclima. A umidade que a planta libera ficará dentro do abrigo, criando condensação que será reabsorvida pela planta. Isso mantém a umidade alta em torno de plantas exigentes e reduz o uso de nossa preciosa água.

Vegetais

Se você decidir plantar vegetais, evite culturas de verão, como tomate ou pimentão, pois eles precisam de mais calor do que você pode fornecer durante o inverno. As raízes podem ser plantadas agora e, embora a batata e a batata-doce sejam normalmente plantadas na primavera, podem tolerar áreas menos expostas ao clima mediterrâneo nesta época do Natal. As pontas podem morrer pela geada, mas os tubérculos ficarão bem. Ao plantar batata-semente, tome cuidado com os brotos de batata velhos que você pode ter colhido da sacola de compras, pois alguns são borrifados com hormônios para evitar que brotem.

Fique de olho no termômetro

Preste atenção às previsões meteorológicas, pois o aquecimento global tem tanta probabilidade de criar uma onda de calor inesperada quanto de geada. Você também pode tentar plantar sementes fora do seu abrigo, e muitos farão bem se tiverem solo bem drenado, que deve ser solto e de preferência incluir algum adubo orgânico, que ajudará no fornecimento de nutrientes vitais para um crescimento saudável. Experimente áreas voltadas para o sul para que as plantas comecem bem com luz solar suficiente durante o dia. Basta ter em mente que o vento forte pode causar muitos danos às novas plantas, por isso um local abrigado seria o ideal. Outras sementes que provavelmente ficarão bem se plantadas ao ar livre no inverno são favas, alfaces, couve chinesa, cebola e até ervilhas.

Mas não tenha vergonha de colher alguns de seus vegetais quando eles forem pequenos, eles ficarão macios e saborosos, e o desbaste deixará espaço para os outros crescerem.


Marilyn escreve regularmente para As Notícias de Portugale vive no Algarve há alguns anos. Amante de cães, ela morou na Irlanda, Reino Unido, Bermudas e Ilha de Man.

Marilyn Sheridan

Compartilhar
Exit mobile version