Domingo, Outubro 20

Telavive matou 65 elementos do Hezbollah em ataques no sul do Líbano. Na Faixa de Gaza, pelo menos 73 pessoas morreram num bombardeamento israelita à cidade de Beit Lahia, no norte.

O exército israelita bombardeou dezenas de alvos do Hezbollah em Beirute e no sul do Líbano no domingo, enquanto a sua ofensiva continua contra o Hamas em Gaza, onde um ataque fez mais de 70 mortos no dia anterior, de acordo com os serviços de emergência.

Depois de enfraquecer o movimento islamista palestiniano no poder na Faixa de Gaza, Israel tem liderado uma ofensiva terrestre contra o Hezbollah no sul do Líbano desde 30 de Setembro, apoiada por ataques aéreos que visaram nomeadamente um “centro de comando” em Beirute, segundo o exército.

O exército anunciou no domingo ter atingido, na véspera, “cerca de 175 alvos terroristas na Faixa de Gaza e no Líbano”, incluindo “armazéns de armas, locais de lançamento e infraestruturas terroristas pertencentes ao Hamas e ao Hezbollah”, dois movimentos aliados e apoiados pelo Irão.

As autoridades palestinianas denunciaram hoje que pelo menos 73 pessoas morreram num novo bombardeamento israelita à cidade de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, “destruindo completamente um complexo residencial” e deixando vários civis feridos.

Um comunicado do Gabinete de Comunicação Social do Governo na Faixa de Gaza refere que o “exército de ocupação israelita continua uma clara guerra de limpeza étnica, erradicação e extermínio, desta vez no projeto Beit Lahia, na província norte da Faixa de Gaza, onde cometeu um massacre horrível”.

A imprensa local, citada pela agência de notícias oficial palestiniana Wafa, também relatou o ataque e acrescentou que muitas pessoas ainda estão sob os escombros e, devido aos bombardeamentos e ataques de artilharia do exército israelita, as equipes de resgate não conseguem alcançá-las.

Além disso, segundo a Wafa, drones (aparelhos voadores não tripulados) israelitas dispararam contra tendas “que abrigavam famílias deslocadas no pátio do Hospital Kamal Adwan”, na mesma cidade.

Ataques israelitas atingiram hoje os subúrbios do sul de Beirute, anunciou a agência noticiosa libanesa ANI, após Israel ter apelado à evacuação de dois bairros naquela zona.

“Aviões inimigos efetuaram esta manhã ataques a dois bairros nos subúrbios do sul de Beirute, um dos quais atingiu um edifício residencial em Haret Hreik, localizado perto de uma mesquita e de um hospital”, informou a agência.

Estes ataques foram precedidos por uma indicação de evacuação lançada por Israel aos habitantes da zona antecipando um ataque contra dois edifícios que, segundo diz, albergam instalações do grupo xiita libanês Hezbollah.

Israel mata 65 milicianos do Hezbollah no sul do Líbano

O exército israelita afirmou hoje ter matado cerca de 65 elementos do grupo xiita Hezbollah, em ataques de curta distância durante este sábado, no sul do Líbano.

O exército israelita adianta ainda que destruiu lançadores de roquetes dirigidos a Israel e outras infraestruturas “terroristas”, durante estas operações no sul do Líbano.

No sábado, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou o movimento xiita libanês de tentar assassiná-lo depois de um ataque de drone ter como alvo, na sua ausência, a sua residência privada em Cesareia, uma cidade costeira no centro de Israel .

“O Hezbollah, um aliado do Irão, que tentou assassinar-me a mim e à minha mulher, cometeu um grave erro”, disse Netanyahu. “Digo aos iranianos e aos seus parceiros no Eixo do Mal: ​​​​qualquer pessoa que tente prejudicar os cidadãos de Israel pagará um preço elevado”, acrescentou.

Compartilhar
Exit mobile version