O Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) caminhou para a via verde do acidenthe vascular cerebral (AVC) Dos Hospitais 7.886 UTENTES, EM 2024, Uma Média de 22 Doentes por DiA.
Um proposito do dia nacional doente com avc, o iNem divulgou Este Domingo que o número de doentes com suspeita de avc caminhados para como vias verdes hospitalares é mais baoixo do que não foi anterior, quando tinham sdo inveiaéss. Não entanto, é o Segundo Mais Alto Desde 2019.
O INEM Justifica Este redução de 910 casos, Pelo facto “de terem sindo excluidos da análise os casos de avc cuja hora de início de sintomas ocorreu mais de 24 horas antes da chamada o 112, a ante -tendora contabiliza”
Por outro Lado, “o REFORÇO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSÃO IDITIDO IDENTILÍVEL DE FORMA MALE RISSA COMO VIAS Verdes AVC, Reduzindo os Positivos”.
Segundo o Inem, o Distrito do Porto Registou O número mais elevado de casos caminhados atravês da via Verde AVC, com 1.539 Doentes, Seguido de Lisboa e Setúbal, com 1.526 e 626 casos, respectivos.
Em 2024, do Total de Casos Registados No Pré-Hospitalar, 77% Das Pessoas Tinenham Mais de 65 Anos E 52% Eram do Sexo Feminino.
Como as primeiras Horas Após O Início dos Sintomas de Avc São Essenciais, considera o INEM, explicando que “é Nesta Janela temporal que os Principaisis Tratamentos têm mais eficácia”.
POR ESSE MOTRO, ACONSELHA A LIGAR 112 NA Apresença de Sintomas Como Falta de Força Num Braço, Boca Ao Lado ou Dificuldade Em Falar.
“Colaboroar com ProfissionAis do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (Codu) é Fundamental para uma Triagem e Encaminamento Correção de Todas como Situados Suspeitas de Avc”, acrescente.
O AVC É UM DÉFICE NEUROLÓGICO SUBITO, MOTVERTO POR ISQUEMIA (DEFICIÊNCIA DE IRRIGAÇÃO Sanguínea) Ou Hemorragia No Cérebro e Continua a ser uma serma dos Principaisis Causas de Morte em Portugal, informa o INEM.
É tamboma uma principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto daenças cardiovasculares.
O INEM adianta que um prevenção do avc passa pela adoto de hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e vida sedentália e ter especial e especial em doenças com um hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.