“Entre as diversas subcategorias analisadas, os dados indicam que, tal como em 2023, são os Institutos Públicos que lideram o maior volume de reclamações (59%), refletindo um aumento de 14,7% no número de reclamações, em relação às mesmas período do ano passado. Segue-se a Administração Pública que, este ano, recolheu 17,7% das más experiências denunciadas”, segundo o Portal da Queixa.
As reclamações também atingiram prefeituras (13,1%), Serviços Sociais e Previdenciários (6,7%) e órgãos reguladores com participação de 1,7%. “A subcategoria Polícia, Emergência e Bombeiros foi responsável por 1,3% das reclamações e as Empresas de Gestão Municipal foram alvo de 0,6% das reclamações”, refere a nota.
A análise, baseada em dados do Portal da Queixa, indica também quais as entidades que receberam mais reclamações.
De quais serviços os portugueses mais reclamaram?
Em relação às entidades, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é líder em reclamações, acumulando 32,2% de reclamações.
Em segundo lugar ficou a Agência de Migração e Asilo para a Integração (AIMA), com 13,9% das reclamações. Em último lugar deste ‘topo’ está o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), recolhendo 4,9% das reclamações.
Abaixo está o ‘top’ 10:
IMT – Institutos Públicos – 32,2%
AIMA – Institutos Públicos – 13,9%
IHRU – Institutos Públicos – 4,9%
Autoridade Tributária e Aduaneira – Administração Pública – 4,9%
Segurança Social – Serviços Sociais e de Segurança Social – 4,8%
Ministério da Educação – Administração Pública – 3,7%
Serviço Nacional de Saúde – Administração Pública – 3,6%
Instituto de Emprego e Formação Profissional – Institutos Públicos – 2,9%
Câmara Municipal de Lisboa – Câmaras Municipais – 2,9%
Instituto dos Registos e do Notariado – Institutos Públicos – 2,0%