Quarta-feira, Novembro 27

John Wilson lidera a equipe Bespoke, um grupo de profissionais qualificados, competentes, criativos e capazes de pensar fora da caixa, capazes de entregar projetos excepcionais. Como compartilhou o Diretor Geral e o Arquiteto Sênior da Bespoke, “Nosso objetivo é integrar a denotação da Bespoke em todos os nossos projetos”, ao longo de todas as etapas de um projeto, conforme descrito abaixo.

Ao iniciar um novo projeto arquitetônico, o primeiro passo a ser realizado é a análise do terreno ou imóvel e o briefing do cliente. Segundo John Wilson, o cenário ideal seria que os clientes consultassem a Bespoke antes de adquirir um terreno para que tudo corra bem, pois terão uma compreensão clara do que é possível desde o início. Como sublinhou, “Nunca aceitámos um projecto que sentíssemos que não conseguiríamos obter aprovação para avançar”, evidenciando os padrões da Bespoke.

Apresentação do conceito

A apresentação do conceito é uma etapa importante da execução de um projeto arquitetônico. Isto permite à empresa transmitir melhor a informação aos seus clientes, mostrando-lhes uma ideia de como o design irá se destacar, através do auxílio de diversas ferramentas como o 3D. “Um movimento que um vídeo proporciona ajuda nossos clientes a terem uma perspectiva diferente do projeto final, pois o cérebro consegue captar mais informações facilitando a compreensão do conceito por parte do nosso cliente ao invés de apenas as elevações habituais”. Como reforçou John, “A comunicação é fundamental, em todas as fases do processo”.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;

John Wilson menciona com orgulho que “Cada projeto é diferente”, o que significa que todo o processo arquitetônico irá variar de projeto para projeto. No entanto, em termos de conceito, três abordagens básicas devem ser levadas em consideração ao iniciar um novo projeto – abordagens topográficas, tipológicas e simbólicas. Numa abordagem topográfica, as condições locais do local oferecem limitações que exigem que o projecto seja adaptado à localização, enquanto numa abordagem tipológica a localização é normalmente adequada, e o foco estará na função do imóvel que o cliente desejos. Finalmente, existem outros projetos que envolvem uma abordagem mais simbólica onde se desenvolve uma visão representativa. “O simbólico torna-se uma forma de abordar um problema”, explicou Alexandre Mendes, Arquiteto Sénior da Bespoke, referindo que “Isto não significa que não possam ser implementadas duas abordagens diferentes no mesmo projeto, pois na maioria das vezes as abordagens estão interligadas”.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;

Projeto

Os procedimentos de licenciamento contam com os seguintes projetos técnicos de arquitetura e projetos de engenharia – documentos escritos e gráficos que descrevem e definem tudo desde o futuro edifício. Quando coordenados, o projecto de engenharia e o projecto de arquitectura de um determinado edifício transmitem a informação necessária à construção que deve ser submetida para aprovação às entidades responsáveis. Como explicou Alexandre Mendes, “É mais simples de compreender se olharmos para o processo de engenharia como tendo dois ramos – o ramo da legislação e o da construção”. O ramo de legislação é de realização obrigatória, enquanto o ramo de construção fornece mais informações sobre a execução das obras cruciais do projeto.

Legislação

No ramo legislativo, os desenhos de arquitetura e o processo de engenharia devem ser submetidos à aprovação. “A essência do regulamento é que ele é complexo; há muita legislação envolvida e precisamos fazer um exame exaustivo antes de aceitar o projeto; ou seja, quando assumimos o projeto, temos consciência dos perigos”, observou John Wilson. A partir daí, a equipa da Bespoke trabalha com os seus clientes na elaboração do projecto e depois de tudo estar em ordem, os desenhos de arquitectura são submetidos à Câmara Municipal e outras entidades para aprovação.

Créditos: Imagem Fornecida; Autor: Cliente;


Projeto Detalhado

A especificação da edificação, que posteriormente será compartilhada com a construtora, começa sentando com o cliente e conversando sobre tudo o que vai acontecer incluindo qualidade, padrões e acabamentos. Seguindo em frente, a etapa do projeto detalhado compreende o conjunto de desenhos que especificam todos os elementos da construção até o último parafuso. Quantificar tudo e estimar os custos de implementação da construção é o próximo passo, chamado de lista de quantidades. Depois disso, o cliente deverá escolher qual construtora contratar após a fase de licitação, finalizando o processo com a empreitada adjudicada.

Gerenciamento de projetos

Conforme explicado por John Wilson, “Uma vez adjudicado o contrato e concedida a licença, inicia-se a construção e inicia-se a gestão do projeto”. Como mencionado anteriormente, a comunicação é o principal valor da Bespoke, e a implementação detalhada de todas as etapas acima mencionadas é o que torna cada projeto realizado pela Bespoke tão único. “Em todo esse processo, pretendemos proporcionar uma jornada tranquila e agradável para os clientes com o auxílio do nosso atendimento profissional”.

Para mais informações contacte a Bespoke Architects através do telefone (+351) 282 358 682.

Isenção de responsabilidade:
As opiniões expressas nesta página são da responsabilidade do autor e não do Portugal News.

Compartilhar
Exit mobile version