Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, marcou nesta terça-feira quatro golos na goleada (6-0) da Suécia sobre o Azerbaijão, resultado que confirmou a despromoção da equipa de Fernando Santos à Liga D, a última divisão, da Liga das Nações de futebol.
Em Solna, nos arredores de Estocolmo, Gyökeres reforçou ainda mais o incrível início de temporada que está a viver e, entre jogos pelo Sporting e pela seleção sueca, chegou aos 32 golos em 2024/25, quando ainda decorre Novembro.
Desta vez, a vítima do Sueco, de 26 anos, foi o Azerbaijão, de Fernando Santos, que pediu de um milagre em terras escandinavas para fugir à descida de divisão.
Na sexta e última jornada do grupo C1 da Liga das Nações, Gyökeres fez o primeiro “póquer” pelo seu país, com remates certos aos 26, 37, 58 e 70 minutos, com Kulusevski a rever também um “bis”, numa partida em que a Suécia já entrou em campo com a ascensão direta à Liga B assegurada.
Na sua primeira experiência no Azerbaijão, Fernando Santos, campeão europeu com Portugal em 2016 e vencedor da própria Liga das Nações em 2019, acaba a campanha com apenas um ponto e com a despromoção à última divisão, na qual dificilmente ganhará competitividade e experiência perante seleções como Andorra e Liechtenstein.
Santos, de 70 anos, assumiu o cargo de seleccionador do Azerbaijão no verão deste ano, com responsabilidades igualmente pelo desenvolvimento do futebol no país, tendo como objectivo principal a presença no Europeu de 2028, já que os azerbaijanos nunca tiveram numa fase final de uma grande competição.