Terça-feira, Outubro 22

Os preços medianos da habitação aceleraram novamente e subiram mais de seis por cento em comparação com o ano passado.

Dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram um aumento do preço mediano de alojamentos familiares transacionados no segundo trimestre do ano. Uma subida de 6,6%, ou seja 1.736 euros por metro quadrado (m2), face ao mesmo período do ano anterior. 

Na Grande Lisboa, a mediana de preços da habitação, no segundo trimestre de 2024, ultrapassou os 2800 euros por metro quadrado. Isto significa que ao comprar uma casa com pelo menos cem metros quadrados, o valor final está acima dos 280 mil euros. Já no Algarve, o preço mediano aproximou-se dos 274 mil euros.

Os dados mostram que a grande maioria dos compradores têm morada fiscal no estrangeiro. É na Grande Lisboa que se sente mais a diferença, com apenas 20% das transações feitas por residentes em Portugal.

Estes preços aceleraram em 12 dos 24 municípios que têm mais de cem mil habitantes. Barcelos sentiu a maior subida, enquanto que as descidas mais significativas foram em Matosinhos e em Coimbra.

Os municípios com os preços da habitação mais elevados são Lisboa, Cascais, Oeiras e Porto. A nível nacional, o preço mediano das casas subiu mais de seis por cento em comparação com o mesmo período, no ano passado.

Compartilhar
Exit mobile version