Quarta-feira, Outubro 9

Depois de o Conselho de Ministros ter aprovado a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2025, o ministro da Presidência reafirmou a convicção de Luís Montenegro de que o documento será viabilizado.

A versão final do Orçamento do Estado foi aprovada, esta quarta-feira, em Conselho de Ministros. O Governo mantém a convicção de que o documento será viabilizado pelo PS. 

O guião está traçado. Apesar de as últimas notícias revelarem um PS divido sobre o sentido de voto no Orçamento, o Governo não mexe uma vírgula na narrativa.  

A nossa convicção sobre a viabilização mantém-se. A proposta do Orçamento estava politicamente já preparada, foi fechada hoje e as negociações com o PS foram concluídas. Agora, e é normal, há um período de deliberação interna do PS, que aguardaremos com serenidade”, declarou, esta quarta-feira, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.  

Na noite anterior, a chamada entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos terá terminado sem que o líder socialista garantisse a viabilização do Orçamento. 

Eu não posso anunciar que há acordo ou desacordo, porque agora compete ao PSapresentar a sua posição. Neste momento, não há mais nada a negociar, a proposta está fechada. Vai ser apresentada ao Parlamento e a minha convicção é que vai ser viabilizada, afirmou o primeiro-ministro, na terça-feira, em entrevista à SIC. 

Não mais do que isso. Governo e PS entenderam-se no capítulo do IRS Jovem. Desentenderam-se sobre descidas do IRC depois de 2025. Mas Luís Montenegro diz que ninguém compreenderia se o Orçamento do Estado não fosse aprovado por causa disso – e que também os socialistas “acabarão por tirar essa conclusão”. 

Até ver, o PS não tem pressa para decidir.

Compartilhar
Exit mobile version