Sábado, Outubro 26

Vão estar presentes os ministros da Presidência, da Administração Interna e da Juventude e Modernização, além de dirigentes da PSP, da GNR e da AIMA.

O Governo vai reunir-se com associações representativas de comunidades imigrantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) na próxima terça-feira, às 14h30, no Campus XXI, em Lisboa. O anúncio foi feito pelo gabinete do Ministro da Presidência. 

Num comunicado, destaca que este encontro para dialogar com associações representativas de comunidades imigrantes da AML terá as presenças dos ministros da Presidência, da Administração Interna e da Juventude e Modernização. 

A reunião contará também com dirigentes de algumas entidades públicas, como a GNR, a PSP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). 

Entre as associações convidadas estão a Moinho da Juventude, Mundo Nôbu, Afrolink, Movimento Nu StaDjuntu — Estamos Juntos, Associação Caboverdeana, Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu, Academia do Johnson, Associação HELPO, Semear o Futuro, Djass – Associação de Afrodescendentes e a FEMAFRO – Associação de mulheres negras, africanas e afro descendentes em Portugal. 

O Movimento SOS Racismo, a Plataforma Gueto, a Associação para a Mudança e Representação Transcultural, a Associação filhos e amigos de Farim, a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e a Associação Camba também foram convidadas, indicou o Governo.  

Morte de Odair Moniz espoleta debate

Segundo a PSP, o homem pôs-se “em fuga” de carro depois de ver uma viatura policial e despistou-se na Cova da Moura, onde, ao ser abordado pelos agentes, “terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca”. 

Aassociação SOS Racismo e o movimento Vida Justa contestaram a versão policial e exigiram uma investigação “séria e isenta” para apurar responsabilidades, considerando que está em causa “uma cultura de impunidade” nas polícias. 

Desde a noite de segunda-feira registaram-se desacatos no Zambujal e, desde terça-feira, noutros bairros da Área Metropolitana de Lisboa, onde foram queimados autocarros, automóveis e caixotes do lixo.  

A PSP registou 123 ocorrências, deteve 21 cidadãos e identificou outros 19. Sete pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade. 

Compartilhar
Exit mobile version