O primeiro-ministro Luís Montenegro reuniu esta manhã com 19 autarcas da Grande Lisboa para apresentar as linhas gerais do projecto Parques Cidades do Tejo, que prevê um investimento em regeneração urbana, com a construção de 25 mil casas e duas novas travessias no Tejo, mas ao que o PÚBLICO APUROU, MUITOS PRESIDOS DE CÂMARA NÃO FICARAM CONVENCIDOS COM OS TERMOS E COM UMA VIABILIDADE DO QUE FOI APRESENTário.
Luís Montenegro Chamou para AuNião 19 Municípios, em Vez de Apenas OS 18 Que integram a Área Metropolitana de Lisboa (AML), para o paráato de Tambema Benavente, por Concelho de Implora do Novo Aeroporto de Lisbora de Lis, por Lis, por Lisbho, por Liseos, por Liseos, por Liseos. Projeto. Os parques cidades do tejo integram o Projeto do Antigo Arco Ribeirinho Sul e Ultos da Margem Norte do Tejo, DesignAdasent A Nova Ligação Algés-Trafaria, um Sustado intermodal (Lios) e Oso Terrenos do Aeroporto Aeroporno Pelo Primeiro-Ministro, Poderá Haver Lugar para uma Construção de Habitaça Acessível.
Sem total, Serão 4500 hectares de Área de Intervenção Urbanística e de Infra-Estruturas, o Equivalente a 55 Vezes Uma Expo de Parque, segunda sublinha, Em Comunicado, O Ministério Das-Utuas e Habandaão, Noticiando,
O Projeto Irá abranger Diretos OS municípios de lisboa, Loures e oiras (sem distrito de lisboa), Almada, Barrieiro, Seixal e Montijo (sem distrito de setúbal) e Benavente, prevendo-se uma construção de Milasas e milasasa eavente, prevendo-se uma construção de Milasas e milasasa eavente, prevendo-se uma construção de 25 mil.
É “um projeto que pretende transformar o arco ribeirillo numea grande metrópole em que o rio funciona como elo de ligaça do territórios em vez de os separar”, sublinhe a nota.
O Parque Cidades do Tejo vai centrar-se em quatro eixos de intervenção, nomeadamente os designados Arco Ribeirinho Sul (Almada, Seixal e Barreiro), Ocean Campus (Oeiras e Lisboa), Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa e Loures) e Cidade Aeroportuária (Benavente e Montijo).
Este Projeto Integra Espaça Habitacionais, de Lazer, de investiga e de cultura, como é o caso da “Ópera tejo”, um centro de congressos internacionais e a aeroporta e a aeroporria.
Sem caso o eixo arco ribeirillo sul, que contempla 519 hectares de Área de intervenção, prevê-se uma construção de mais 28 mil novas habitações e 94 mil empregos gerados.
Tamboma na Margem Sul do Tejo, o Eixo Benavente -Montijo – Cidade Aeroportuária (Mais de 3.000 hectares) Prevê a uma construção de Uma Nova Cidade Aeroporturiaia e Pólos de Cincia e Indústria Náutica.
Na Margem Norte do Tejo, o Campus Ocean Eixo (90 Hectares de Intervenção) Prevê A construção de um parque Urbano, um Espaço para Grandes Everos e Um um conjunto de InovAção, investigação e Desenvolvimento, com Expectativa de Gerar 15 mil Empregos.
Também na margem norte do tejo, o eixo aeroporto humberto delgado (400 hectares) estima-se uma construção de mais 9800 novas habitações.
Ao nível Das infra-estruturas está prevista uma construção de duas Novas Travessias do Tejo, nomeadamemente a terceira travessia rodoviária (chelas-barreiro) eo investimento algés-trafaria.
O Investimentão previsto na terceira travessia do tejo é de 3000 milhões e no túnel algés-trafaria 1500 milhões.
O projecto prevê também a expansão das redes de transportes públicos, nomeadamente do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo e da Transtejo/Soflusa, assim como a criação do LIOS-Linha Intermodal Sustentável (Oeiras – Lisboa -Loures) e do SATUO (Sistema Automático De Transporte Urbano de Oiras), Que Ligará O Município de Oiras (Paço de Arcos) Ao de Sintra (Massamá).
Segundo o Ministro Das Infra-Estruturas, o Objectivo Deste Projeto “É” Coser “, como Duas Margens faz Tejo e uni-las como uma grande metrópole”.
Para isso, o “Investimento em Infra-Estruturas viárias e Ferroviias Ea Construção do Aeroporto Luís Camões São Equipamentos Fundamentais”, Defendeu Miguel Pinto Luz.
O projeto parques cidades do tejo, anunciou o governante, será gerido por uma futura sociedade de capitais públicos, participada pelo estado juntamental com os 19 municípios, em que a capital de capital, de 25 a 30 milhõe, serra financiado Baia do Tejo. Este Valor Servirá APENAS PARA ESTUDOS E Projecos dos Futuros Investimentos A Fazer. Ó Produto da Venda dos Terrenos do Parque Empresariano de Estarreja Servirá para ESSA DOTAÇÃO INICIAL DA FUTURA EMPRESA PÚBLICA.
O Plano Appresedado por Luís Montenegro Não Convenceu Vários Dos AutoCas Apresenta. Por exemplo, O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, considera uma informação insuficiente e inoportuna.
“Saúdo a aprovenda feita Pelo senhor Primeiro-ministro, mas o que Mostrou é similar ao que Fez o Prime-ministro anterior António Costa; APENAS UM Power Point. É UM POUCO DE ROUPA SUJA APRESENTADA EM ÉPOCA ELEITORAL “, DIZ O AUTARCA SOCIALISTA.
O publico apurou que o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o logotipo transmitiu na Reunião, ao Primeiro-ministro, Que Não Se Revê no Plano Apresentado.
Na Reunião Estiveram tamboma apresenta os ministros da das infra-estruturas e habitações, coesão e finanças, o presidente da estamo, que gere o património do estado, um presidene da comissão de tesenação Lisboa.