Sábado, Outubro 26

“A França tomou nota do anúncio, por parte de Israel, de ataques contra alvos militares no Irão, sexta-feira à noite, em resposta à agressão de 01 de outubro”, declarou.

 

O Governo de Paris “insta as partes a absterem-se de qualquer escalada ou ação suscetível de agravar o contexto de extrema tensão que prevalece na região”, acrescentou.

Israel anunciou hoje que tinha efetuado ataques “precisos e direcionados” no Irão em resposta ao ataque de 01 de outubro, visando em particular locais de produção de mísseis, enquanto Teerão relatou “danos limitados”.

Estes bombardeamentos têm como pano de fundo as tensões regionais exacerbadas no último ano pela guerra em Gaza entre Israel e o Hamas palestiniano, e as suas repercussões no vizinho Líbano, onde o exército israelita combate o Hezbollah. Estes dois movimentos islamistas são aliados do Irão, que os arma e financia.

Em 01 de outubro, Teerão disparou cerca de 200 mísseis contra Israel, incluindo, pela primeira vez, vários mísseis hipersónicos. Israel tinha prometido retaliar o Irão por este ataque.

Leia Também: Médio Oriente: Países da região condenam ataques israelitas no Irão

Compartilhar
Exit mobile version