Sexta-feira, Outubro 25

Numa gala organizada pela Fundação do Desporto e a fundação espanhola “Patrocina un Deportista”, que se realizou numa unidade hoteleira de Lisboa, a campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, Fernanda Ribeiro, recebeu o Prémio Carreira.

 

“É uma honra muito grande receber um Prémio Carreira. É sinal que fiz algo pelo meu país. Tenho muita saudade. É uma enorme honra receber este prémio a seguir a um grande atleta como o Carlos Lopes”, afirmou a campeã olímpica, mundial e europeia.

O espanhol Roberto Martínez foi distinguido com o Prémio Ibérico, através do papel e da ação na aproximação e no desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha.

“Desde que cheguei a Portugal que me sinto em casa. Portugal tem uma cultura muito próxima daquela em que cresci. É muito especial sentir-me em casa fora de casa. É um reconhecimento extensivo à Federação Portuguesa de Futebol, que tem realizado um grande trabalho para construir uma parceria ibérica com a federação espanhola para organizar, juntamente com Marrocos, o Mundial2030. É um bom exemplo de como os dois países podem criar memórias especiais que marcarão as gerações futuras”, frisou.

Por outro lado, Gabriel Albuquerque, de apenas 18 anos e que alcançou o quinto lugar nos Jogos Olímpicos Paris2024, o melhor resultado português de sempre nos trampolins, recebeu o Prémio Jovem Talento Desportivo e espera ser inspiração e motivação para os jovens.

“É uma honra estar a receber este prémio e ser um exemplo para todos os jovens que se esforçam para cumprir os seus objetivos no desporto. Espero que olhem para mim como uma inspiração e que eu sirva de motivação para continuarem a seguir os seus sonhos, quer tenham 18 ou 80 anos”, afirmou o ginasta de trampolins.

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, efetuou o discurso de encerramento da gala, no qual assegurou a realização de uma conversa com todos os 26 parceiros comerciais da Fundação do Desporto, para avaliar a possibilidade de aumentar apoios.

“O desporto é uma prioridade deste Governo. Naturalmente que queríamos fazer tudo em 100 dias. Sabemos que é difícil, mas vamos conseguir realizar, juntos, um conjunto de compromissos. Estão quatro objetivos nacionais definidos e temos um plano que o vai acompanhar, que considera uma visão a três ciclos olímpicos e paralímpicos, com um plano de ação a quatro anos. Queremos mais e melhor desporto para todos. Todos têm um papel essencial neste desígnio de melhorar o país através do desporto”, disse.

Entre os presentes na gala, estiveram ainda os medalhados olímpicos Carlos Lopes (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem) e Nuno Delgado (judo), e os paralímpicos Norberto Mourão (canoagem), Carolina Duarte (atletismo) e Diogo Cancela (natação).

No campo diretivo, a cerimónia contou com os presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, Artur Lopes e José Manuel Lourenço, respetivamente, e ainda de Susana Feitor, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, que homenageou o falecido anterior presidente do COP, José Manuel Constantino, e pediu mais apoios do Governo ao setor.

Os Prémios Empresariais do Desporto têm como objetivo destacar pessoas, empresas e instituições que apoiam o desporto em Portugal, tal como distinguir, anualmente, personalidades portuguesas que se destaquem, em diversas competições desportivas.

Foram ainda premiadas várias empresas que se destacaram em diversas áreas, como a promoção da saúde e atividade física, desporto para pessoas com deficiência, apoio ao desporto, projeto social desportivo, inclusão, inovação, e mulher, empresa e desporto.

Leia Também: José Mourinho escapou a derrota no reencontro com Man. United neste lance

Compartilhar
Exit mobile version