Sábado, Novembro 2

Um ex-funcionário da Disney World é acusado de invadir software usado pelos restaurantes do parque temático e alterar informações sobre alérgenos, removendo avisos para pessoas com alergia a amendoim.

Michael Scheuer, que foi demitido em junho, é acusado de usar seu computador pessoal para hackear o sistema de menu e atingir contas de computador de 14 funcionários da Disney – supostamente até visitando a residência de uma das vítimas, de acordo com depoimento do agente especial do FBI. Timothy Callinan.

As autoridades acreditam que nenhum cliente foi prejudicado.

Imagens da casa de um funcionário da Disney mostram Michael Scheuer na porta da frente depois que o FBI executou um mandado de busca. Scheuer é acusado de atacar 14 funcionários da Disney em um ataque de negação de serviço. / Crédito: via FBI

Imagens da casa de um funcionário da Disney mostram Michael Scheuer na porta da frente depois que o FBI executou um mandado de busca. Scheuer é acusado de atacar 14 funcionários da Disney em um ataque de negação de serviço. / Crédito: via FBI

A Disney tomou conhecimento dos problemas com o software de menu que usa, chamado Menu Creator, que pertence a terceiros, em julho, e determinou que os problemas eram decorrentes de intrusões não autorizadas em computadores.

Eles suspeitavam que Scheuer, que foi demitido pelo que a empresa descreveu como má conduta, fosse o responsável pelo hack. Scheuer havia trabalhado como gerente de produção de cardápio e sua demissão “não foi amigável”, de acordo com os autos do tribunal. A empresa forneceu ao FBI informações sobre Scheuer, que tinha conhecimento detalhado do software Menu Creator.

Durante um período de três meses, a declaração alega que Scheuer alterou as informações em vários menus pertencentes e operados pela Disney. Em alguns casos, ele alterou o preço dos itens e mudou as fontes dos menus para símbolos em vez de letras, e também supostamente alterou os códigos QR em alguns menus para direcionar os usuários a um site anti-Israel, de acordo com o depoimento.

Scheuer supostamente fez várias mudanças que ameaçaram a saúde pública, dizem os investigadores – adicionando informações a alguns itens do menu para rotulá-los como seguros para pessoas com alergia a amendoim, mesmo que os itens possam ser mortais para pessoas alérgicas a amendoim.

De acordo com o depoimento, acredita-se que os cardápios com os códigos QR alterados e informações sobre alérgenos foram identificados e não foram enviados aos restaurantes.

Quando a Disney descobriu o hack, a empresa redefiniu as senhas, evitando novas invasões.

O FBI executou um mandado de busca na casa de Scheuer em 23 de setembro e apreendeu seus computadores, encontrando evidências que o ligavam aos hacks, diz o depoimento.

Scheuer negou qualquer irregularidade e afirmou que a Disney estava tentando incriminá-lo.

O FBI também teria encontrado uma pasta “dox” em um de seus computadores que incluía endereços, e-mails, logins, informações familiares e outros dados pessoais de 14 funcionários da Disney, alguns dos quais estiveram envolvidos em sua demissão. Os investigadores disseram que ele tentava continuamente fazer login nas contas de suas empresas, bloqueando-as – o chamado ataque de negação de serviço.

Depois que seus computadores foram apreendidos, o FBI diz que Scheuer visitou a casa de um dos funcionários visados ​​e foi capturado em vídeo pela câmera de segurança Ring do proprietário.

Em comunicado à CBS News, o advogado de Scheuer, David Haas, disse que as “alegações criminais reconhecem que ninguém foi ferido ou prejudicado por quaisquer alterações no menu”.

Haas disse que Scheuer tem uma deficiência, o que afetou seu emprego na Disney, e afirma que um evento médico resultou em sua suspensão.

“A Disney então não respondeu às suas perguntas sobre o motivo de sua suspensão e então sua suspensão foi inexplicavelmente alterada para rescisão”, disse Haas no comunicado. “A Disney se recusou a fornecer uma resposta sobre o motivo de sua demissão e não fez nenhuma acomodação para ele. Posteriormente, ele apresentou uma reclamação à EEOC. Estou ansioso para apresentar vigorosamente o lado da história do meu cliente.”

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