Quinta-feira, Dezembro 19

Os Estados Unidos registraram esta quarta-feira, 18 de dezembro, o primeiro caso grave de infecção pelo vírus Gripe UM, que provoca a gripe das aves. Um residente do estado do Luisiana está internado em estado crítico, na sequência de um contato com aves infectadas em seu quintal.

Segundo as autoridades norte-americanas, o indivíduo em causa tem mais de 65 anos e já tinha problemas de saúde anteriores à infecção. Os sintomas iniciais da gripe evoluíram para dificuldades respiratórias que deixaram o doente em estado crítico.

O caso é o primeiro a ser associado às aves de capoeira não comerciais, adiantou Demetre Daskalakis, diretor do Centro de Imunização e Doenças Respiratórias dos Estados Unidos, citado pela agência Reuters.

Na avaliação feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano, a gripe aviária continua a representar, por agora, um risco reduzido para a população em geral.

No entanto, só este ano, entre Abril e Dezembro, o CDC confirmou 61 casos de gripe de aves em humanos — um número significativo, tendo em conta que em 20 anos (de 2003 a 2023) os Estados Unidos registaram apenas um caso da doença . A maioria dos infectados trabalha em explorações pecuárias com vista à produção de leite, onde o vírus infectou o gado. Também testaram positivos trabalhadores responsáveis ​​pela redução de aves doentes.

Um caso isolado de doença grave causada pelo subtipo H5N1 do Gripe A não é inédito noutros países, tendo mesmo registo de vítimas mortais.

“Os casos rápidos que observamos nos Estados Unidos refletem, em grande medida, o fato de muitos dos indivíduos estarem infectados por vacas leiteiras, o que é muito diferente da transmissão de aves doentes” para humanos, explica Amesh Adalja, infecciologista e investigador da Universidade Johns Hopkins. “Não se trata de um estirpe bovino, mas de um estirpe de aves selvagens.”

O CDC revela que o vírus que infectou o habitante do estado do Luisiana pertence ao genótipo D1.1, recentemente detectada em aves selvagens e de capoeira nos Estados Unidos. Também foi confirmada a sua transmissão para humanos na província canadense da Colômbia Britânica e no estado norte-americano de Washington, na Costa Oeste do continente.

Os sintomas iniciais da doença são semelhantes aos de uma constipação (febre, dores no corpo, tosse) ou gastroenterite (diarreia e vômitos, além da febre). Também pode ser acompanhado de conjuntivite, faringite ou pneumonia.

De acordo com os números da Organização Mundial da Saúde, entre Janeiro e 1 de Novembro deste ano foram registados 57 casos de gripe das aves a nível global, tendo a doença provocada três mortes. Essas infecções se referiram apenas a cinco países, nenhum europeu: Austrália, China e Vietnã tinham confirmado um caso cada um, enquanto o Camboja contava dez casos e os EUA 44 até esses dados, não contemplando ainda as infecções detectadas mais recentemente.

Compartilhar
Exit mobile version