Domingo, Setembro 22

Voar de avião ou não tem muito peso na cabeça de algumas pessoas na hora de escolher o destino de férias e, para alguns passageiros de primeira classe, é mesmo o peso mais pesado de todos.

A Swiss – a companhia aérea de bandeira da Suíça – está a ter de fazer alterações em alguns dos seus aviões porque os novos lugares de primeira classe, que deviam ser instalados como parte de uma renovação muito necessária, estão a revelar-se demasiado pesados.

Os novos lugares jumbo nos Airbus A330 – que incluem paredes de 1,80 m e portas com fecho para cada suite – estão sentados na parte da frente do avião, tornando-o pesado. A Swiss vai ter de instalar um enorme “prato de equilíbrio” na parte de trás do avião para recentrar o equilíbrio da aeronave.

Os novos lugares, designados “Swiss Senses”, foram anunciados em 2023 para uma estreia no inverno de 2025-2026. A companhia aérea prometeu uma experiência completa made-in-Switzerland, com “suites” de até 37 pés quadrados em primeira classe com portas e paredes deslizantes que protegem os passageiros dos outros mortais.

Em comunicado, a Swiss afirmou que, à medida que as tendências da indústria significam que os assentos da primeira classe e da classe executiva ficam mais pesados (para proporcionar mais privacidade) e os assentos da classe económica ficam mais leves, “estas duas tendências contrastantes estão a mudar o centro de gravidade da aeronave em que esses assentos estão instalados”.

Segundo a companhia, os tipos de aviões que tendem a ser mais pesados são particularmente afetados – e, infelizmente, o A330 é um deles. A companhia aérea também irá equipar os Boeing 777 com os novos assentos – mas sem o mesmo problema. Os seus Airbus A340 não receberão os novos bancos.

Nos A330, a Swiss vai, portanto, adicionar um “prato de equilíbrio” para corrigir o centro de gravidade. Este prato será calculado assim que os novos interiores de cabina forem instalados e pesados com precisão, e “permanecerá a bordo destes aviões até que outras opções possam ser desenvolvidas”, disse o porta-voz, acrescentando que a companhia aérea está a estudar tecnologias que possam substituir o prato.

O prato – colocado na parte de trás do avião – não será visível para os passageiros da classe económica. A companhia aérea não pode confirmar o seu peso exato, disse o porta-voz, pois terá de esperar pelo peso final dos assentos para calcular o contrapeso.

A Swiss afirma que os passageiros têm vindo a solicitar a renovação da sua atual cabina de primeira classe (Swiss)

Algo raro para uma companhia aérea europeia, a Swiss oferece uma cabina de primeira classe em todos os seus voos de longo curso. Foi eleita a melhor primeira classe de uma companhia aérea europeia nos World Travel Awards de 2024.

Os novos e pesados interiores foram impulsionados pelo feedback dos clientes, disse o porta-voz, que disse à companhia aérea “em termos inequívocos que é hora de modernizar os interiores da cabine de nossas aeronaves de longo curso, e especialmente nossos Airbus A330-300s”. Os aviões operam atualmente rotas da Suíça para o Médio Oriente e para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá.

A companhia aérea tentou reduzir o peso noutros locais, não planeando portas de correr nos lugares da classe executiva, como fizeram outras companhias aéreas, e reduzindo a cabina da primeira classe de oito para quatro lugares. O porta-voz referiu que foi considerada a possibilidade de acrescentar mais lugares na classe económica para aumentar o peso na parte de trás do avião, mas que foi rejeitada para preservar o conforto dos lugares mais baratos.

A Swiss negou que se tratasse de um “erro de planeamento”, afirmando que, ao planear a cabina, utilizou “estimativas aproximadas” de peso, que agora aumentaram com o início do fabrico e que serão confirmadas quando os novos bancos forem instalados.

A companhia aérea parceira Lufthansa também se comprometeu com os novos assentos para as suas cabines “Allegris” renovadas, mas um porta-voz da companhia aérea de bandeira alemã confirmou que a Lufthansa não vai reequipar nenhum A330, pelo que não terá o mesmo problema.

Voar em primeira classe é, obviamente, a forma mais prejudicial para o ambiente de viajar em voos comerciais. Os assentos mais pesados e o espaço maximizado significam que é muito menos eficiente do que voar num assento normal da classe económica.

Os atuais lugares de primeira classe na Swiss pesam 205 quilos. O peso final dos novos assentos “não será conhecido até que [sejam] instalados”, disse o porta-voz.

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