A Pipadouro, empresa portuguesa de turismo fluvial no Douro, conquistou o prémio do público internacional nos Best of Wine Tourism Awards, concurso promovido pela Great Wine Capitals Global Network, destacando-se mundialmente em Experiências Inovadoras em Enoturismo, lê-se num comunicado enviado para a redação.
Os People’s Choice Awards 2025 contaram com cerca de 5.000 votos do público, distinguindo cinco projetos de Espanha, um de França e um de Portugal, em sete categorias diferentes, entre 83 vencedores dos prémios regionais de cada um dos 12 membros da rede global de grandes vinhas.
“Receber um prémio como este naturalmente emociona-nos, pois o nosso projeto é movido pela paixão: a paixão pelo conceito, pela região, pelos barcos e pelas propostas que apresentamos. Naturalmente, esta distinção foi recebida com muita emoção e orgulho . É verdadeiramente gratificante receber um prémio atribuído por pessoas, porque reconhece o valor das experiências que propomos e porque acreditamos que foram os nossos clientes que votaram na Pipadouro, validando assim o nosso propósito e a nossa missão”, sublinha Ana Clara Silva. , diretor de operações da empresa.
A operadora redefiniu o conceito de turismo fluvial no rio Douro e alcançou fama mundial nos últimos 17 anos com propostas vintage de luxo, que cumprem os elevados padrões de exigência de um mercado que privilegia a qualidade superior, o conforto e a exclusividade. A originalidade das suas propostas foi reconhecida nos Prémios Best of Wine Tourism.
Depois de vencer o prémio regional para Portugal, a Pipadouro concorreu com projetos de outros membros da Great Wine Capitals Global Network: Pasqua Vigneti e Cantine (Verona/Itália), Vergelegen Wine Estate (Cidade do Cabo/África do Sul), Natura Resorts (Bilbao/Espanha). ), Francey Vins – Nuit des Capites (Lausanne/Suíça), McLaren Vale Distelery/McLaren Vale (Adelaide/Austrália), Chateau de Cérons (Bordéus/França), Estación 83 na Bodega Trapiche (Mendoza/Argentina), Vinícola Olabisi (São Francisco e Napa Valley/Estados Unidos da América), Smith & Sheth Heretaunga Wine Studio (Hawke’s Bay/Nova Zelândia) e Corazón Continto (Valparaíso-Casablanca Valley/Chile).
“Fomos criados com o propósito de proporcionar experiências inesquecíveis a quem nos visita, aliando a excelência e qualidade dos nossos serviços à beleza e autenticidade de uma região única: o Douro. Esta distinção internacional traz reconhecimento à empresa, ao enoturismo na região e também para Portugal, cumprindo um dos nossos grandes objetivos que é promover a região a nível internacional, pois sabemos que o Douro tem características únicas – aliando qualidade e autenticidade – que devem ser reconhecidas mundialmente”, acrescenta Ana Clara Silva.
A Pipadouro, que opera a partir de um cais privado no Pinhão, apresenta dois barcos classificados como Gentleman’s Vintage Boats: além do Friendship I, superyacht de 1957 que serviu a Marinha Inglesa, tem ao seu dispor o Pipadouro II, um barco de 30 pés de comprimento Barco Vintage, datado de 1965 e construído nos estaleiros João Brites, em Lisboa, utilizando desenhos do americano Chris-Craft.
Navegando entre a foz do Rio Douro, no Porto, e Barca D’Alva, vila que faz fronteira com Espanha, com as quintas, os vinhos e os mais distintos produtos locais na ementa, a empresa apresenta propostas exclusivas de Um Dia no Douro , Almoço Vintage, Bed & Breakfast, Final de Tarde, Jantar de Charme, Pequeno-Almoço Vintage, Vinho com Vista, Vintage Wild Travel e How Vintage Can You Go, além das inúmeras possibilidades de programas à medida, e saídas regulares entre Pinhão e Tua.