Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) — referentes a outubro — o índice de remuneração neste setor saltou 11,1%, na comparação anual. O emprego no sector também acelerou.
“Em outubro, os índices de emprego e remuneração apresentaram aumentos de 0,5 pontos percentuais e 2,3 pontos percentuais, para crescimentos anuais de 3,3% e 11,1%”, informa o gabinete de estatística, em destaque publicado esta manhã.
No que diz respeito aos salários, é importante destacar que o índice também aumentou 3,0% em relação a setembro, e 10,2% nos últimos 12 meses. O índice de emprego subiu 0,7% em termos trimestrais e 2,9% nos últimos 12 meses.
Este é um dos sectores mais afectados pela escassez de mão-de-obra, razão pela qual os empregadores recorreram a trabalhadores estrangeiros. Atrasos persistentes em matéria de vistos têm, no entanto, dificultado esta atração de pessoal.
Estes aumentos do emprego e dos salários foram registados num mês em que a produção no sector em questão acelerou. “O índice de produção da construção civil aumentou 3,9% em outubro, variação 1,6 ponto percentual superior à observada no mês anterior”, nota o IBGE.
Na construção de edifícios, o aumento foi de 4,9%, correspondendo a uma aceleração de 1,8 pontos percentuais. Enquanto na engenharia civil o aumento foi de 2,3%, mais 1,3 pontos percentuais que o aumento registado no mês anterior.