Este evento especial teve lugar na terça-feira, dia 26 de novembro, ao meio-dia, no Edifício da ADFA, na Avenida Padre Cruz, em Lisboa, e celebrou o espírito do Dia de Ação de Graças com uma refeição tradicional, típica deste feriado norte-americano, para veteranos de guerra portugueses portadores de deficiência. .
O almoço contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa, atletas paraolímpicos e do embaixador dos EUA Randi Charno Levine. A refeição foi preparada pelo renomado Chef Art Smith, apresentador de TV americano e autor que recebeu os mais altos prêmios da profissão culinária e cozinhou para algumas das personalidades mais famosas do mundo.
O Dia de Ação de Graças é um feriado importante nos EUA que remonta ao início de 1600, quando peregrinos ingleses e nativos americanos compartilhavam uma celebração de gratidão após uma colheita bem-sucedida. Ao longo dos séculos, evoluiu para um feriado onde famílias e amigos se reúnem para agradecer pelas bênçãos em suas vidas.
O evento contou ainda com animação proporcionada pela banda do Instituto dos Alunos do Exército.
O Embaixador Randi Levine disse: “Enquanto desfrutamos desta refeição, quero destacar os valores da família, da gratidão e da união que são fundamentais para a cultura americana e portuguesa”. Ela acrescentou ainda que “o calor das boas-vindas portuguesas, com ênfase na hospitalidade, na comida e no sentido de comunidade, reflecte muito do que este feriado representa. Estamos entusiasmados por partilhar este almoço de Acção de Graças com veteranos, bem como com militares activos cujo trabalho nos inspira.”