Quinta-feira, Outubro 17

Começou a corrida às urnas no estado norte-americano da Geórgia, decisivo nestas eleições presidenciais. Isto num dia em que a Justiça bloqueou uma medida que obrigava a contar os votos à mão.

A 20 dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, mais de 5 milhões de norte-americanos já anteciparam o voto. Na Geórgia, onde foi registado um recorde de afluência, um juiz bloqueou uma medida que obrigava à contagem manual dos votos. 

O Conselho Eleitoral, liderado por uma maioria pró-Trump, aprovou, em setembro, uma controversa regra que exigia que os votos fossem contados manualmente. Mas um juiz bloqueou, esta terça-feira, a medida, que, no mínimo, poderia atrasar a divulgação dos resultados e potenciar campanhas de desinformação. 

A 5 de novembro, o país vai a votos, mas vários estados já iniciaram o processo de votação antecipada e por correspondência. 

A três semanas das presidenciais, os dois principais sites que fazem a média das sondagens divergem. Em um deles, Kamala Harris segue à frente com 2,6% das intenções de voto, e com uma vantagem de 1,7% no outro.  

Num dos estados decisivos nestas eleições, a Geórgia, o primeiro dia teve uma participação recorde. Mais do dobro do que no anterior sufrágio. 

Donald Trump foi acusado de tentar reverter os resultados das eleições neste estado, em 2020, com o intuito de anular a derrota frente a Joe Biden.

Compartilhar
Exit mobile version