Quinta-feira, Setembro 12

A demostração de orgulho do filho de Tim Walz enquanto este aceitava formalmente a nomeação para vice-presidente foi um dos momentos altos da noite passada, na Convenção Democrata. O jovem de 17 anos levantou-se e, de lágrimas nos olhos, gritou “é o meu pai”, enquanto apontava para o palco.

Foi um dos momentos altos da noite passada na Convenção Democrata, em Chicago. A demonstração de orgulho de Gus Walz enquanto o pai, Tim Walz, aceitava formalmente a nomeação para vice-presidente atraiu a atenção nacional. O jovem levantou-se e, de lágrimas nos olhos, gritou “é o meu pai”, enquanto apontava para o palco.

Guz Walz, de 17 anos, tem uma perturbação de aprendizagem não-verbal, perturbação de hiperactividade e défice de atenção (PHDA), e ansiedade, revelaram os pais à revista People.

“Levou tempo, mas o que se tornou imediatamente claro para nós foi que a condição de Gus não é um contratempo – é o seu poder secreto”, escreveu o casal.

Acrescentaram que ele é “brilhante, hiperconsciente de pormenores que a muitos de nós passam despercebidos e, acima de tudo, é um excelente filho e irmão para o seu irmã.”

O que são a dificuldade de aprendizagem não-verbal e o TDAH?

A dificuldade de aprendizagem não-verbal é uma condição de neurodesenvolvimento que pode criar nas crianças problemas relacionados com tarefas visuais e espaciais.

Assim como explica o The Washington Post,esta deficiência pode criar dificuldade em visualizar coisas, alinhar números e resolver problemas de matemática ou compreender sinais sociais. Normalmente, estas crianças podem parecer muito inteligentes, o que cria uma ideia nos professores e nos pais de que estão a ser opositores.

Quem tem estes problemas pode desenvolver ansiedade. A perturbação de ansiedade ocorre normalmente em conjunto com a TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

A TDAH é uma perturbação do desenvolvimento neurológico que afeta muitas crianças nos Estados Unidos. De acordo com um estudo recente publicado no Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, citado pelo Washington Post, cerca de 1 em cada 9 crianças no país já recebeu um diagnóstico.

Esta perturbação afeta a concentração e a atenção das crianças. É normalmente tratada com estimulantes e terapia cognitivo-comportamental.

“Hope, Gus e Gwen, vocês são o meu mundo e eu adoro-vos”

O casal tem, também, mais uma filha, Hope, de 23 anos, que nasceu depois de sete anos de uma luta contra a infertilidade. Durante o discurso, Tim Walz falou dessa questão, algo que não é a primeira vez que faz, e recordou a razão de ter dado o nome de “esperança” (tradução portuguesa de Hope) à sua filha.

No final do discurso, a mulher e os dois filhos juntaram-se ao governador do Minnesota no palco e num abraço apertado Tim Walz declarou-se à família: “Hope, Gus e Gwen, vocês são o meu mundo e eu adoro-vos”

Compartilhar
Exit mobile version