Terça-feira, Setembro 24

Afinal, a greve dos enfermeiros mantém-se mesmo com acordo entre o Governo e cinco sindicatos. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que não foi convocado para a ronda negocial e diz desconhecer o acordo.

A ministra da Saúde fala num acordo sem precedentes, alcançado esta segunda-feira entre o Governo e os enfermeiros: um aumento de cerca de 300 euros (cerca de 24%) nos próximos três anos. Cinco sindicatos do setor aceitaram a proposta. No entanto, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou a greve, não foi chamado para as negociações.

A dirigente do SEP, Fátima Monteiro, não percebe porque é que o sindicato foi excluído da ronda negocial.

“Continuamos à espera da marcação da reunião que o Ministério da Saúde ficou de agendar”

Fátima Monteiro diz que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses desconhece por completo o acordo que foi assinado entre os Sindicatos e o Governo. Acrescenta que o setor enfrenta vários problemas que não passam só pela grelha salarial.

Contactado pela SIC, o Ministério da Saúde confirma que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses não foi convocado para esta ronda negocial por ter apresentado um pré-aviso de greve. O Governo diz que não conversa com quem está em greve, acusando o sindicato de não querer fazer parte da solução.

A greve dos enfermeiros tem início esta terça-feira às 08:00h e termina na quarta-feira no turno da tarde.

Compartilhar
Exit mobile version