Terça-feira, Setembro 24

O incêndio em Baião destruiu quatro casas e ainda deixou danos em seis. Juliana e as duas filhas tiveram de deixar tudo para trás e, temporariamente, estão a viver com os familiares. Já Augusto viu a casa do filho e a carpintaria arder e não esconde a necessidade de apoio psicológico após o terror que viveu.

Em Baião, o fogo destruiu completamente as casas de quatro famílias e causou danos em mais seis habitações, algumas das quais sofreram danos nas estruturas e obrigaram à retirada dos moradores. É o caso de Juliana Monteiro e das suas duas filhas menores.

“Ficou tudo destruído. Por enquanto, estou a viver na casa dos meus pais”, contou, à SIC.

Há uma semana que o incêndio passou por ali, mas Juliana ainda não sabe quando poderá voltar para casa, uma vez que está à espera de uma segunda vistoria à sua moradia, depois da primeira ter dado a casa como “inabitável”. Estes são os protocolos a seguir para garantir a segurança dos moradores, num concelho que ainda faz as contas aos prejuízos.

Subiu para nove número de mortos nos incêndios

Em Albergaria-a-Velha, o fogo também não poupou habitações, nem negócios. Augusto Marques viu a casa do filho arder e perdeu uma carpintaria.

Uma semana depois do fogo ter tomado conta do concelho, os momentos de aflição continuam muito presentes e a família de Augusto Marques já pediu apoio psicológico.

“Sempre fui muito forte, mas é terrível”, disse, à SIC, Augusto Marques.

Agora, soma-se outra preocupação: a chegada da chuva ao distrito de Aveiro. O secretário de Estado do Ambiente reuniu-se esta segunda-feira com os autarcas da região e garantiu que a qualidade da água se mantém.

Chuva pode arrastar cinzas para o rio Vouga, mas água “que chegar à torneira pode beber-se”

Vão ser colocadas barreiras em três afluentes do rio Vouga, antes do sistema de captação de água do Carvoeiro. A estação abastece uma área com 300 mil pessoas. Esta é uma medida urgente, tal como a limpeza de bermas e valetas para minimizar o risco de inundações, até porque está previsto chover já esta terça-feira e o IPMA a emitiu um aviso amarelo para o distrito de Aveiro.

Incêndios em Portugal

Compartilhar
Exit mobile version