Terça-feira, Outubro 22

Onda de violência surge na sequência da morte de Odair Moniz, que morreu depois de ter sido baleado pela PSP

Vários distúrbios marcaram a noite desta segunda-feira no bairro do Zambujal, na Amadora, que levaram a PSP a acionar o Corpo de Intervenção para o local.

Os tumultos surgiram na sequência da morte de Odair Moniz, de 43 anos, residente naquele bairro e que foi baleado pela PSP na madrugada desta segunda-feira na Cova da Moura depois de uma perseguição policial. Vários caixotes do lixo foram incendiados e um autocarro da Carris apedrejado.

Além da PSP, também os bombeiros estão no local, e a entrada no bairro só ocorreu após a chegada do Corpo de Intervenção por questões de segurança. Há registo de disparos por parte das autoridades.

Os suspeitos de terem iniciado os distúrbios estão em fuga pelo bairro.

O comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deslocou-se ao terreno.

Entretanto, no bairro Cova da Moura a segurança foi reforçada.

Quanto ao que aconteceu na última madrugada, Odair Moniz, de 43 anos, estava a sair da Cova da Moura cerca das 05:40, ao volante da sua própria viatura, quando se cruzou com um carro-patrulha da PSP e iniciou uma fuga para o interior do bairro, sendo perseguido pelos agentes.

O suspeito acabou por despistar-se, embateu em várias viaturas estacionadas e o carro ficou imobilizado. Os agentes tentaram efetuar a detenção, mas o suspeito resistiu e, segundo a PSP, tentou ferir os polícias com uma arma branca.

Os agentes acabaram por disparar quatro tiros, dois para o ar, mas um deles atingiu Odair na zona do peito perto da axila. O suspeito foi transportado de urgência para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu pouco depois na unidade hospitalar.

A PSP endereçou as condolências à família de Odair Moniz, que vivia aqui no bairro do Zambujal, na Amadora. A Polícia Judiciária já está a investigar agora a atuação da PSP, a IGAI também já fez saber que abriu um inquérito com caráter de urgência.

Compartilhar
Exit mobile version