Quinta-feira, Outubro 24

O Zoomarine, com o apoio da Marinha Portuguesa, devolveu esta quarta-feira ao mar, a partir do Porto Comercial de Portimão, no Algarve, Maya e Vega, duas tartarugas da espécie tartaruga-comum que estavam há meses a recuperar de doenças no Porto d’Abrigo do parque aquático.

 

“É extremamente gratificante ver os resultados do nosso esforço na preservação das espécies marinhas. O nosso compromisso é garantir que cada animal que passa pelo Porto d’Abrigo tem a oportunidade de recuperar e regressar ao seu habitat natural”, afirmou, em comunicado, Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine.

As duas tartarugas têm microchips, que vão permitir que sejam identificadas no futuro caso precisem de ser observadas.

© Zoomarine

Maya foi resgatada com desidratação e hipotermia em novembro do ano passado, na costa da Irlanda, e chegou ao Zoomarine em agosto de 2024, “após um período de reabilitação no Dingle Oceanworld Aquarium”. No parque aquático português foi tratada para “ser devolvida em águas mais temperadas”.

Já Vega, foi resgatada um mês depois pela Associação para a Investigação do Meio Marinho, ao largo de Albufeira, por ter uma “flutuação anormal e em estado prostrado”. No Zoomarine recuperou “completamente a sua capacidade de mergulho” para poder regressar ao mar.

Ao todo, o Porto d’Abrigo do Zoomarine já reabilitou e devolveu ao mar mais de 300 animais.

Leia Também: Tartarugas dão vida à única ilha desabitada de Cabo Verde

Compartilhar
Exit mobile version