Segunda-feira, Novembro 25

Entre domingo e segunda-feira, a depressão Bert trouxe chuva e vento forte para o Norte e Centro de Portugal continental. A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou entre a meia-noite de domingo e as 7h desta segunda-feira 750 ocorrências relacionadas com vento forte e chuva, sem vítimas, sendo a região de Coimbra a mais afectada.

“O período mais crítico ocorreu durante a noite de ontem, como era previsto, apesar de que estendeu-se um pouco mais a instabilidade uma vez que três ou quatro células de um aumento vertical afectaram também a região de Leiria e que Coimbra”, comentou Mário Marques, climatologista, à TVI.

Segundo o boletim de previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se uma melhoria do tempo até sexta-feira, sem encomendas para o território continental. A temperatura média semanal ficará acima dos valores até o final da semana, diminuindo um recuo da depressão Bert (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda).

Pode esperar dias com pouca nebulosidade e sol no continente, ao contrário dos Açores, onde se espera uma semana de aguaceiros. Na Madeira, estão previstos aguaceiros até terça-feira e um resto de semana com dias de alguma nebulosidade e alguns períodos de sol.

O início do mês de dezembro está marcado pelo regresso da chuva em praticamente todo o território nacional. O climatologista afirmou à TVI que a segunda semana poderá ser marcada pelo anticiclone dos Açores. “Poderá eventualmente oscilar para Norte e poderemos ter algum frio de norte e nordeste”, explicou. Já na terceira semana, espera-se que o anticiclone se mova para o interior da Europa, o que significa que poderemos ter dias mais secos e soalheiros, mas “com acentuado resfriamento de outono e intensos”.

Ainda é cedo para fazer exceções para a semana marcada pela época natalícia.


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de consequências adversas como a temperatura, alterações, alterações, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) refletir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos. Veja aqui mais.

Compartilhar
Exit mobile version