Quinta-feira, Outubro 10

Continuam a ser publicadas novas descobertas sobre o coronavírus. Por exemplo, recentemente, um estudo concluiu que a infeção por Covid-19 pode aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e morte por qualquer causa durante um período de até três anos em pessoas com e sem doenças cardiovasculares. 

 

Para a investigação, disponibilizada na Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, os cientistas analisaram 10 mil adultos diagnosticados com Covid-19 e fizeram a comparação com 20 mil indivíduos que não tinham historial de infeção. 

Leia Também: Nunca pensou que ter animais reduzisse o risco de ataque cardíaco

Com estes dados, concluíram que existe “um risco para a saúde cardiovascular a longo prazo associado à Covid, especialmente entre as pessoas com casos mais graves que necessitaram de hospitalização”, explica o autor principal do estudo, em comunicado.  

James Hilser explica ainda que “este aumento do risco de ataque cardíaco e AVC manteve-se três anos após a infeção por Covid-19. Notavelmente, em alguns casos, o risco era quase tão elevado como ter um fator de risco cardiovascular conhecido, como a diabetes tipo 2 ou a doença arterial periférica”. 

Leia Também: Gosta de café? Temos boas notícias para si (e para o seu coração)

Mais especificamente, ao longo do período de acompanhamento de quase três anos, o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte foi mais de duas vezes maior entre os adultos diagnosticados com Covid-19, e quase quatro vezes maior entre os adultos hospitalizados com a infeção, em comparação com os indivíduos sem histórico de infeção.

Já nas pessoas hospitalizadas com Covid-19, sem doenças cardiovasculares ou sem diabetes tipo 2, o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte era 21% mais elevado, em comparação com os indivíduos com doenças cardiovasculares, mas sem infeção.

Leia Também: Os conselhos de um médico para reduzir o risco de ataque cardíaco

Compartilhar
Exit mobile version