Sexta-feira, Novembro 29

O comércio eletrônico especializado em crescimento rápido, como as plataformas de Temu e da Shein, está a divulgar o negócio de venda de brinquedos, numa altura em que muitos compradores se preparam para procurar grandes pechinchas durante o fim de semana da Sexta-feira Negra. Os sites confrontam os reguladores e os fabricantes de produtos de consumo sediados nos Estados Unidos sobre falsificações e contrafacções.

A Mattel, fabricante da Barbie, não vende diretamente na Temu ou na Shein, e os seus distribuidores não estão autorizados a fazê-lo, segundo um porta-voz da empresa. Ainda assim, os anúncios de Temu e de Shein para o jogo de cartas Uno, da Mattel, para os seus carros de brinquedo Hot Wheels, afirmavam que os produtos eram autênticos.

Uma porta-voz da Shein afirmou que seus fornecedores são obrigados a certificar que seus produtos não infringem a propriedade intelectual de uma marca e não são contrafeitos. A plataforma diz ter uma equipe para garantir que os vendedores cumpram a política e tomem medidas rápidas se não o fizerem.

Já a Temu disse que retirou as listas de produtos Uno e que iria realizar uma investigação aprofundada. “Isto faz parte do nosso procedimento operacional padrão para lidar com produtos suspeitos de não conformidade ou objeto de uma reclamação”, disse a porta-voz da plataforma.

Atraídos por taxas mais baixas para vender nas plataformas, os distribuidores de brinquedos, como o Popmarket, têm-se juntados cada vez mais aos mercados on-line da Shein e da Temu. A Popmarket está a vender mais figuras Funko Pop, GI Joes da Hasbro e outros brinquedos na Shein do que inicialmente previsto, contou Jeff Walker, diretor executivo da Alliance Entertainment, empresa-mãe da Popmarket.

A Shein está oferecendo isenção de taxas aos novos vendedores durante os primeiros três meses, com uma taxa de 10% a partir daí. A Temu abriu neste mês as candidaturas a todos os vendedores sediados nos EUA — depois de anteriormente ter exigido que os vendedores se juntassem apenas por convite, disse a empresa.

A Popmarket planeia começar a vender os seus brinquedos no Temu depois da época festiva, disse Hinsley, acrescentando que o distribuidor está a trabalhar com os fabricantes de brinquedos para trazer mais dos seus produtos para as duas plataformas e para a TikTok Shop da ByteDance, o braço de comércio eletrônico da popular aplicação de vídeos curtos.

“Não temos nenhum fabricante que se recusasse liminarmente quando pedimos para vender na Shein”, afirmou Hinsley. E acrescentou: “Todos ficaram bastante abertos com a ideia de ter um novo mercado e de chegar a esse grupo demográfico.”

Apesar da crescente popularidade de Shein e Temu, a MGA, como outros fabricantes de brinquedos, está preocupada com os chamados “idiotas”ou falsificações em ambos os sitesparticularmente da sua nova marca Miniverse, nomeada um brinquedo de topo para as férias pelo Walmart, Amazon e Target, disse o CEO da MGA, Isaac Larian.

Os advogados da empresa de brinquedos com sede em Chatsworth, Califórnia, estão em discussão com os departamentos jurídicos da Shein e da Temu sobre como eles podem policiar melhor as falsificações, disse Larian, que considera que os produtos falsificados podem ter etiquetas de idade específicas e peças pequenas que podem representar um risco de asfixia para crianças pequenas.

Um porta-voz da Spin Master, fabricante de brinquedos com sede em Toronto, afirmou que os brinquedos da Temu e da Shein que se assemelham à sua nova boneca Ms Rachel para bebês a partir dos seis meses de idade são “falsos” e que a empresa recebe que essas peluches não tenham sido submetidas a testes de qualidade e segurança.

A Temu disse que a Spin Master contatou a plataforma no dia 8 de Novembro por causa de um problema de propriedade intelectual. “Investirámos imediatamente e retiraremos os produtos em questão”, garantiu, adicionando a Spin Master ao seu sistema de monitoramento proativa, que analisa as novas mensagens dos vendedores para garantir que os produtos listados não sejam obtidos à propriedade intelectual de outras empresas.

Mark Carson, presidente do fabricante de brinquedos Fat Brain Toys, disse que vai acompanhar de perto Shein e Temu para ver se deve começar a vender os brinquedos de sua empresa nos sites. “Não o vou fazer só porque os consumidores estão a correr para lá à procura da coisa mais barata que conseguem encontrar”, afirmou. E reforçou: “Tem de ser algo que funciona para nós”.

Venda de brinquedos

Nos anos anteriores, a Temu e a Shein — que vendem principalmente a partir de aplicativos para telemóveis — não eram os locais habituais para os compradores adquirirem brinquedos e outros presentes de Natal.

As plataformas Temu e Shein funcionam como as “lojas do dólar” digitais dos Estados Unidos, oferecendo, na sua maioria, artigos sem marca, desde toalhas de banho e roupas até eletrodomésticos, a preços baixos. Agora, tanto a Temu como a Shein procuram conquistar uma fatia maior do mercado global de brinquedos, que impulsiona as vendas dos retalhistas durante a época festiva.

Os brinquedos geraram 108,7 mil milhões de dólares (102,9 mil milhões de euros) em vendas a nível mundial, em 2023, de acordo com a empresa de estudos de mercado Circana.

Na Shein, que se tornou popular com a venda de t-shirts de cinco dólares (4,75€) e camisolas de dez dólares (9,50€), os brinquedos são uma das categorias de crescimento mais rápido, afirmou um porta- voz do site. Os brinquedos registraram um crescimento percentual de dois dígitos no volume de vendas nas plataformas da Shein, ano após ano, contínuo.

A Temu afirmou que está assistindo a um aumento das pesquisas de brinquedos por parte de potenciais compradores. É certo que os principais retalhistas de mercadorias em massa, Amazon, Walmart e Target, continuem a ser o principal pilar dos compradores de brinquedos — representando, em conjunto, cerca de 70% das vendas de brinquedos nos EUA, afirmou Linda Bolton Weiser, analista de investigação de DA Davidson. Mas a porcentagem de compradores americanos que planejavam comprar presentes na Temu antes ainda do fim do ano é de 13%, contra 9% em 2023, de acordo com a empresa de estudos de mercado Kantar. Além disso, os gastos com cartão de crédito dos EUA em ambos os sites neste mês aumentou em comparação com o período homólogo, de acordo com a empresa de dados Facteus.

Na Europa, os jovens compradores com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, em particular, estão a comprar cada vez mais brinquedos nas plataformas Temu, Shein e AliExpress, da rival Alibaba, de acordo com um estudo realizado em Setembro pela Circana, que abrangeu Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

O AliExpress também oferece produtos baratos fabricados na China, como armas de brincar por menos de um euro. O estudo revelou que 39% dos consumidores europeus consomem brinquedos ou jogos num destes sítios desde o início deste ano. Entre os consumidores mais jovens, um percentual é de 60%.

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