Quarta-feira, Abril 2

Uma Terceira EDIÇÃO DA VIAGEM LITERÁRIA DE VIAGEM NA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTARÉM, ONDE FUI RECEBIDO POR LUísa Cotrim, Chefe do Serviço Municipal de Biblioteca e Património Cultural. “Nós, Em Santarém, Já Temos Uma Biblioteca pública Desde 1880. NESSA ÉPOCA ERAM POUCAS COMO CIDADES COM BIBLIOTECA PÚBLICA, HOJE DENOMINADAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS. Que Gerou Muitos Documentos, OS Quais Deram Origem à Criação e Constituição de Uma Biblioteca.

A Biblioteca pública Camões Reuniu Muita Docummaça e Foi Crescendo, Mas Estava Instalada num Edifício Antigo e Degradado. Em 1921, Braamcamp Freire, que é presidente da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Loures e da Assembleia da República, Que A Biboba Pública Camões Estava Instalada Num Edifíc. Autorizaça para que uma biblioteca se transferisse para o Seu Palácio, onde hoje funciona a biblioteca municipal de santarém. Colocou, Porém, Algumas Condições.

“Ele não queria que os livros da biblioteca púbblica cames se visurassem com seus. biblioteca. Fez o Testamento em 1921 E Faleceu Nesse Mesmo Ano, um 23 de Dezembro.

Exposição referente a camas na biblioteca municipal de santarmam
João da Silva

– e qual das Duas é mais valiosa?

– São DiFerente. Um Coleção de Braamcamp Freire é particular, focada em literatura e histór, refletindo como preferidos pentoais do colecionador. Em Contraste, A Biblioteca Camões, SendO púbblica, Abrange Uma Ampla Gama de Sabreres, Como História, Filosafia e Literatura. Ambas Possuem Fundos Reservados Que São Muito Procurados Por Investigadores Para Trabalhos Académicos, O que Nos DiFerencia Das Bibliotecas Mais Recentemente e MuitO nos Orgulha.

– ISSO EXIGE CUIDADOS REDOBRADOS COM OS Documentos?

– Sim, e Valorizamos Muito O Cuidado com um Nossa Docummaça, Garantindo a Sua Preservação para Consulta Local, Sem Emprésmos Domiciliárrios. A Maioria Dos Documentos Pode Ser Consultada na Biblioteca, Exceto Rarísmos Casos de Degradaça. Encontramos Documentos Datados do SÉCULO XIV, Incluindo Pergaminas E Muitos manuscritos. Braamcamp Freire, Não Sendão ColeCionador de Arte, Dedicou-Se Aos Livros, Adquirindo Peças Valiosas Através de Contactos Internacionais.

Espólio de Braamcamp Freitas na Biblioteca Municipal de Santarém
João da Silva

Além da Biblioteca Municipal de Santarém, existe um pólo de leitura, uma Sala de Leitura Bernardo Santareno, Localizada no Centro Histórico, com foco na literatura infantil e juvenil. Um Biblioteca Municipal Não é de Livre Aceso, Devido à Falta de Espaço, O que Tambema Condiciona como Atividades Realizadas. Por ISSO, Descentralizar de Déc e Atividades para Estar Mais Próximo da Comunidade, Especialmente nas Zonas Rurais.

“Visitamos Escolas, Jardins-de-Infânia e Trazemos Grupos a Santarém. Além Disso, Realizamos visita a 16 Lares de Terceira Idade, Levando Atividades Que Ofrecem Algo Novonsionam Uma Manhãeres. Educação, Quebilham Histórias e Vivências Projeto é Valioso, POIS A Terceira Idade ContribuiU Imensamento para o Pais e Não Deve Ser Esquecida. Aprendemos com ele, não é? ”

Outro projeto digno de destaico acontece na psiquitria infantil do hospital de santarém. “Não vamos lá para os leitoros angariares, mas para o algo do levar DiFerente às crrianos do hospital Distrito que vão ao consulta, Pois Não Há Internamentofantil. TEMO Sindo muito Positivo, Segundo a separa da Psiquiatras, Psiclogo. Ó que Fazem Em Concreto? “Com os crianos montes de 12 Anos, Trabilamos Histórias para desespertar Situados de Que Precisam. Sem FIM, Digo que Damos um Medicamento Invisível.”

E como crriagem Tamboma Vêm à Biblioteca? “Sim, e não só do osso Concelho, tambema do distrito. ACHO ATÉ AMA MAIORIA DAS PESSOAS DESCONHECE O QUE SE FAZ NAS BIBLIOTECAS E QUE PENSA QUE É APENAS UM DEPÓSITO DE LIVROS.

Pormenor do Livro “Urbanidade – 150 Anos de Elevóza de Santarém uma Cidada”
João da Silva

Como habitualmente sucule a viagem de Nesta, pedi à responsavel da biblioteca que me sugerisse uma obra de um autor de automóvel. Luísa escolheu prontamento de Livro Urbanidade – 150 Anos de Elevóia de Santarém uma CidadaResultado da Investigação do Historiades Luís Mata e Trabalho Gráfica de Carlos Amado, Ambos Técrics do Municín. Esta obra a melhor Registo Registo Visual inédito Sobre a Memória coletiva da Cidade, Condensando em Cerca de 400 Páginas e Quase 800 Imagens como transformados Urbanas, Sociais e Culturais de Santari ao Longo do último secullo e meio. Apesar dos muitas fotografias, descendentes lendadas, «O Livro Não Ambiciona Ser Uma Coletânia Iconográfica Nem Foto-Artistica (…), FOI A SUA RelAção de Significina (…) que Ditou a Opção-polao-dan.

Um extraordinário documpo para o que Deseja Comprender A evolução da Cidade de Santarém.


O Autor Escreve Segundo o Acordo Ortográfica de 1990

Compartilhar
Exit mobile version