Quinta-feira, Outubro 17

É a terceira descida do ano

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, um corte nas taxas de juro de 25 pontos base, fazendo a taxa dos depósitos cair para 3,5%.

“Em particular, a decisão de reduzir a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito – a taxa através da qual o Conselho do BCE define a orientação da política monetária – baseia‑se na avaliação atualizada do Conselho do BCE das perspetivas de inflação, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária. A informação que tem vindo a ser disponibilizada sobre a inflação indica que o processo desinflacionista está bem encaminhado. As perspetivas de inflação também são afetadas por recentes surpresas em baixa dos indicadores da atividade económica. Por seu lado, as condições de financiamento permanecem restritivas”, lê-se na nota.

O Banco Central Europeu diz ainda estar “determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. Para o efeito, manterá as taxas de juro diretoras suficientemente restritivas enquanto for necessário.”

É esperado que o Banco Central Europeu repita o corte em dezembro. As taxas Euribor já anteciparam parte destas descidas e deverão continuar a cair, aliviando os encargos de quem tem crédito, especialmente à habitação.

Compartilhar
Exit mobile version