Quinta-feira, Outubro 10

A atualização das pensões no próximo ano depende da atualização do indexante de apoios sociais, que é calculado a partir da taxa de inflação de novembro.

As pensões terão aumentos entre 2% e 3%, na melhor das hipóteses, com esta proposta do Orçamento do Estado para 2025. O Governo admite, contudo, repetir o bónus pontual de até 200 euros, caso as condições económicas o permitam.

A atualização das pensões em 2025 seguirá o que está na lei: a conta depende da atualização do indexante de apoios sociais, que é calculado a partir da taxa de inflação de novembro. E o Governo não revelou com que dados está a trabalhar.

Feitas as contas preliminares, os pensionistas deverão ter um aumento entre 2% e 3%, na melhor das hipóteses.

Mas o Governo promete que, em julho ou agosto, avaliará a possibilidade de repetir o suplemento extraordinário que foi pago, este mês, aos pensionistas. Algo que deve ficar em cerca de 100 a 200 euros para quem tenha pensões até 1600 euros brutos.

O Orçamento apresentado pelo Governo não garante esse bónus, nem traz a possibilidade de tornar esses cheques permanentes, como quer o PS.

A despesa com pensões para o ano de 2025 chegar a quase 24 mil milhões de euros, mais 3,4% do que este ano. A maioria são pensões de velhice.

O saldo da Segurança Social continuará com excedente: cerca de 5,5 milhões de euros.

Compartilhar
Exit mobile version