Sexta-feira, Novembro 22

Este ano, Ludo olha para Tides. Ele escreve: As marés são uma ocorrência diária, mas a maioria de nós não as entende bem. Por que é que na maior parte do mundo existem dois ciclos de marés por dia? Mas não em todos os lugares. É amplamente reconhecido que a atração gravitacional da Lua é a principal força motriz das marés, mas o Sol também desempenha um papel importante. A posição relativa dos três corpos astronômicos (Sol, Lua e planeta Terra) é mais complexa do que uma simples interação de órbitas não tão circulares e cria um conjunto de fatores que determinam a amplitude das marés. A rotação do nosso globo produz uma força de Coriolis menos conhecida que faz com que as marés se propaguem em direções inesperadas. As marés também são influenciadas pela forma dos continentes, e a amplitude das marés não é igual em todas as partes do mundo, enquanto alguns locais oceânicos não têm marés. As marés parecem um fenômeno simples à primeira vista, mas um estudo mais aprofundado revela-se um amplo campo de conhecimento.

As apresentações do Ludo terão lugar na Biblioteca Municipal de Tavira, às 18h00, de segunda-feira, dia 25 de novembro; e às 18h00 na Biblioteca Municipal de Lagoa na terça-feira, 26 de novembro; não há custo. Lynne e eu organizaremos um jantar depois da palestra em Tavira – por favor entre em contacto se quiser vir.

Às 16h00 do dia 8 de dezembro, na Quintinha da Música, o nosso concerto contará com a Harpa Celta, nas mãos experientes de Luisa-Maria Cordell. O seu concerto chama-se Harp Eclectics e inclui exemplos de música de diversos países e algumas peças barrocas e modernas. Haverá também um sabor de Natal. Reservas a 25€ por pessoa podem ser feitas normalmente em peterbooker1347@gmail.com

Compartilhar
Exit mobile version