As taxas hipotecárias subiram pela quinta semana consecutiva, à medida que a volatilidade pré-eleitoral continuava a abalar o mercado obrigacionista.
A hipoteca média de taxa fixa de 30 anos foi de 6,72% na semana até quarta-feira, de acordo com dados do Freddie Mac, acima dos 6,54% da semana anterior.
As taxas de hipotecas de quinze anos também aumentaram para 5,99%, de 5,71% há uma semana.
“Com vários pontos de inflexão potenciais acontecendo durante a próxima semana, incluindo o relatório de empregos, as eleições de 2024 e a decisão da Reserva Federal sobre a taxa de juros, podemos esperar que as taxas hipotecárias permaneçam voláteis”, disse Sam Khater, economista-chefe do Freddie Mac, em um comunicado. declaração. “Embora a incerteza permaneça, parece que as taxas hipotecárias estão no máximo e não esperamos que atinjam os máximos que vimos no início deste ano.”
As taxas médias de hipotecas têm subido continuamente depois de atingirem o mínimo de dois anos de 6,08% no final de setembro. As taxas hipotecárias movem-se, em parte, com base nas expectativas de futuras alterações nas taxas de juro da Fed, e uma série de dados económicos fortes atenuaram as expectativas dos investidores relativamente a cortes maiores e mais frequentes nas taxas de juro de referência por parte da Reserva Federal.
Leia mais: As taxas de hipoteca ainda estão aumentando – este é um bom momento para comprar uma casa?
Os rendimentos do Tesouro a dez anos, que acompanham de perto as taxas hipotecárias, também subiram dramaticamente nas últimas semanas em resposta aos dados e aos receios sobre a corrida presidencial extremamente acirrada.
Os novos dados económicos divulgados esta semana fornecerão pistas importantes sobre a direção das taxas hipotecárias a partir daqui. A última leitura do medidor de inflação preferido do Fed, divulgado na quinta-feira, mostrou que os preços subiram 2,1% no ano passado, perto da meta de 2% do Fed.
Os investidores vêem probabilidades quase certas de que a Fed reduza as taxas de juro de referência em 25 pontos base na sua reunião da próxima semana, mas estão menos certos quanto a uma maior flexibilização em Dezembro devido a sinais de inflação persistente em algumas partes da economia. Através de uma medida que exclui os custos voláteis dos alimentos e dos combustíveis, os preços subiram 2,7% anualmente em Setembro.
Os dados de emprego divulgados na sexta-feira fornecerão uma última visão da saúde da economia antes da reunião do Fed.
Por enquanto, as taxas hipotecárias mais altas prejudicaram a demanda por refinanciamento, com os pedidos de refinanciamento caindo 5% semana após semana até sexta-feira, de acordo com a Mortgage Bankers Association. Os pedidos de compra aumentaram 5% em comparação com a semana anterior, que foi encurtado por um feriado federal.
Leia mais: Taxas de hipoteca e refinanciamento hoje, 31 de outubro de 2024: aumento das taxas
Claire Boston é repórter sênior do Yahoo Finance, cobrindo habitação, hipotecas e seguros residenciais.
Clique aqui para notícias, relatórios e análises do mercado imobiliário e imobiliário para informar suas decisões de investimento
Leia as últimas notícias financeiras e de negócios do Yahoo Finance