Sexta-feira, Novembro 8

A adaptação ao teatro da obra “1984” de George Orwell chega aos palcos portugueses pelas mãos dos Artistas Unidos. A companhia, sem espaço próprio desde julho, ensaia provisoriamente na Sociedade Musical Ordem e Progresso, em Lisboa.

Há cerca de três anos, o encenador Pedro Carraca propôs aos Artistas Unidos a adaptação ao teatro de Robert Icke e Duncan Macmillan da obra “1984” de George Orwell. Esta adaptação retrata um grupo de pessoas, que tenta lutar contra a desinformação e o poder totalitário, num futuro distópico, em 2050.

“Neste momento, estamos numa altura em que os extremos voltam a extremar-se, em que o controlo da informação é uma arma”, admite Pedro Carraca.

Desde o passado mês de julho que a companhia de teatro fundada por Jorge Silva Melo ficou sem espaço próprio, depois de ter ocupado o Teatro da Politécnica ao longo de 13 anos. Os ensaios decorrem de forma provisória na Sociedade Musical Ordem e Progresso.

“É um espaço que eu gosto muito, mas não é o nosso espaço. Continuamos em conversações com a Câmara Municipal de Lisboa e há uma possibilidade que parece muito próxima de poder acontecer, mas nunca mais acontece e, infelizmente, a experiência ensinou-nos que os espaços só são concretos quando lá entramos. Eu espero que este pesadelo logístico termine em breve”, admite o encenador.

Compartilhar
Exit mobile version