Quem pensaria que o Algarve, uma estância de férias tão próspera, teria um lado oculto? Convivendo com os turistas e com os hotéis e bares de luxo, existem famílias que lutam para sobreviver por qualquer motivo.
Associação Guarda Chuva
O termo ‘guarda chuva’ significa literalmente um abrigo para proteção, e Apoio às Famílias – uma instituição de caridade registada – foi criada em 2017 para fazer exatamente isso, fornecer ajuda e apoio às famílias necessitadas. Eles surgiram como um grupo dedicado que começou discretamente a recolher e fornecer equipamentos para famílias necessitadas, que incluíam tudo na linha doméstica – desde produtos de linha branca, aquecedores ou ventiladores, até roupas de cama e, o mais importante, itens para bebés e crianças pequenas. Em 2019 o grupo juntou forças com Caroline Langston do Algarve Emporium Charity e com um grupo que gere uma loja de caridade chamada Tavira 2e Chance (com sede em Tavira) de formar Associação Guarda chuva, e em 2023 Apoio às Famílias mudou-se para novas instalações em Algoz. No primeiro ano, tiveram 179 visitas à sua “loja” e um número surpreendente de 95 famílias recebeu ajuda.
As famílias afectadas residem maioritariamente nas localidades de Algoz, Pêra, Armação de Pêra, Alcantarilha, Guia e Albufeira. Muitas das famílias que estão a ser ajudadas foram originalmente referenciadas da Freguesia, e outras foram referenciadas através do “boca-a-boca” – alguns recém-chegados do Brasil, da Índia e do Nepal são “iniciados” por Apoio às Famílias até que consigam ficar de pé sozinhos.
Equipamento escolar
A sua principal preocupação recentemente foi fornecer mochilas escolares e equipamentos para crianças em idade escolar cujas famílias estavam lutando para esticar os seus orçamentos, e um número incrível de 118 sacolas foram recolhidas e distribuídas. No Natal do ano passado, mais de 100 crianças receberam um presente de Natal do Papai Noel (Sean Greene) e de sua “pequena ajudante” (Eileen Dalton), que gentilmente interveio para tornar o evento especial, e este ano eles estão desesperados para reunir fundos suficientes. para comprar presentes para as crianças novamente.
A equipe dedicada é formada por Su Davis e seu marido Mike, além de Lucy Mason e outros amigos que estão dispostos a ajudar quando necessário. Eles mantêm contato com a comunidade local e prestam ajuda sempre que podem, chegando até a perguntar se determinado item foi solicitado, como uma escada de segurança para manter uma criança segura, por exemplo. Um amigo é voluntário dando aulas de inglês e atualmente está ensinando uma jovem que acabou de chegar de Cuba, com muito pouco de alguma coisa.
Doações necessárias
Eles também dependem fortemente de doações de roupas para bebês e crianças, e são sempre necessários fundos para fornecer ‘pacotes iniciais’ de produtos de higiene, fraldas, etc. para mães e bebês novos, além de fornecer roupas íntimas, meias, sapatos novos para crianças, mochilas escolares e equipamentos quando necessário.
O Natal está chegando
Tudo o que não for encontrado nas doações tem que ser comprado e o dinheiro tem que vir de algum lugar! Atualmente, eles esperam comprar novamente novos brinquedos de Natal, e qualquer apoio seria bem-vindo para ajudar a comprar presentes tão necessários para as crianças cujos pais lutam para encontrar fundos extras para a época festiva.
Se sentir que pode ajudá-los financeiramente com um donativo, grande ou pequeno, pode ser enviado para a conta bancária da associação Banco Crédito Agrícola IBAN: PT50 0045 7011 4031 6715 4683 8 (marque para Apoio às Famílias) e será profundamente bem-vindo. Por favor ligue para Su Davis no 932307548 ou envie-lhe um email para: su.davis@sapo.pt se acha que pode ajudar doando quaisquer itens indesejados, eles serão muito apreciados por alguém lá fora.
Marilyn escreve regularmente para As Notícias de Portugale vive no Algarve há alguns anos. Amante de cães, ela morou na Irlanda, Reino Unido, Bermudas e Ilha de Man.
Marilyn Sheridan