100% do Salário Mínimo Mensal Garantido dos Açores passará a ser atribuído a jovens, inscritos em cursos profissionais de nível IV, que optem por realizar o estágio curricular integrado numa ilha diferente da sua ilha de origem. A secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou que estes jovens passarão a receber um apoio de 100% em vez de 90%, que atualmente é de 861 euros.
No entanto, de acordo com as regras que ainda estão em vigor, os alunos matriculados em cursos de nível IV no primeiro e segundo anos – e não apenas nos do terceiro ano – também poderão realizar o estágio em outra ilha da região, como parte do Subprograma “Nemésio Pro”.
De acordo com uma nota de imprensa do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), existe também a opção de proporcionar aos supervisores/coordenadores de estágio até duas deslocações às ilhas onde são realizadas as atividades de estágio para facilitar um acompanhamento pedagógico eficiente. Como explicou Maria João Carreiro, “Queremos fazer deste programa inovador nos Açores uma oportunidade para os jovens desenvolverem uma maior compreensão da realidade da região e abraçarem as possibilidades que existem e que podem ser criadas em cada uma das nove ilhas”.
Maria João Carreiro felicitou ainda os jovens que concluíram os cursos Técnico em Eventos, Automação e Informática, Técnico em Marketing e Técnico em Organização de Eventos por “concluírem uma importante etapa” que os preparou para o desempenho qualificado de uma profissão ou para o exercício do ensino superior. , dando exemplo para outros jovens.