Quinta-feira, Dezembro 12

Os empregos na indústria também estão entre aqueles com mais anúncios digitais, enquanto os empregos em transporte e armazenamento apresentam algumas das taxas mais baixas de anúncios online.

“Em 2023, as profissões de vendas, marketing e gestão de desenvolvimento registaram as taxas mais elevadas de anúncios de emprego online na União Europeia, situando-se em 26,6%”, disse o Eurostat.

Esta é a primeira vez que é publicado este indicador, que mostra as profissões onde há maior procura online por parte das empresas e onde “os recrutadores podem enfrentar potenciais desafios” na contratação de pessoal, destaca o gabinete de estatística.

Depois dos empregos em vendas, marketing e gestão de desenvolvimento, são as profissões da indústria que registam as taxas mais elevadas de ofertas de emprego online (22,4%), seguidas por outros trabalhadores de vendas (17,6%).

Fechando os cinco primeiros colocados estão os gestores varejistas e atacadistas (16,8%) e os trabalhadores em funções administrativas (16,7%).

Do outro lado da tabela aparecem os empregos em transporte e armazenagem, com taxa de publicidade online inferior a 13%.

O Eurostat salienta que as profissões do setor público (como profissionais de saúde e professores) também não estão entre aquelas com mais anúncios de emprego online, mas o gabinete de estatísticas sublinha que isso não significa que não haja dificuldades de recrutamento. Anteriormente, o baixo índice de anúncios de emprego online pode ser explicado pela preferência por outras formas de divulgação de oportunidades de emprego.

Compartilhar
Exit mobile version