A vice-presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Maria Silva, revelou que este município algarvio se prepara para adquirir uma carrinha que funcionará como biblioteca móvel, na sequência da aprovação de um pedido de ajuda europeia. Maria Silva afirma que o município está atualmente em “fase de aquisição de veículos” e que “os contratos já foram assinados”.
“Os munícipes vão poder aceder a um meio itinerante que presta serviços de consulta de catálogos de livros, empréstimo desses livros e outros suportes digitais”, disse a vice-presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Maria Silva. Lusa. Segundo Maria Silva, Aljezur associou-se a outras quatro localidades (Marvão, Terras de Bouro, Vila Viçosa e Calheta de São Jorge) para receber apoio para um serviço de biblioteca móvel. Além do pedido da biblioteca itinerante, o município também solicitou ajuda na modernização de TI.
A Ministra Dalila Rodrigues partilhou que “Quando pensamos no âmbito geográfico, escolhemos a biblioteca, de um conjunto de programas que vão dinamizar, transformar e desenvolver este órgão que não faz parte do Ministério da Cultura e que, por isso, prevê contratos-programa entre o Ministério da Cultura e as autoridades locais”.
O apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, anunciado pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas no final de 2021, permitiu a prestação de serviços itinerantes aos cinco municípios acima listados que não possuíam e permitiu a modernização dos sistemas informáticos nos espaços da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.